5 carros clássicos que deixaram saudade

Foto: Divulgação/ VW

Há carros que caem tanto no gosto das pessoas que acabam marcando gerações. Os clássicos, por exemplo, deixaram marcas por décadas – e não é por menos que ainda hoje há fãs e diversas exposições deles. Portanto, o Garagem360 separou 5 carros clássicos que deixaram saudade!

5 carros clássicos do Brasil que deixaram saudade

Foto: Divulgação/ VW

Carros clássicos que deixaram saudade

Volkswagen Fusca

Assim, abrindo a geração dos anos 50, o Volkswagen Fusca foi produzido no Brasil entre 1959 a 1986. E é ainda hoje um dos queridinhos dos brasileiros.

Dessa forma, deixando sua história marcada com direito até um dia nacional do Fusca, que é celebrado em 20 de janeiro, data em que marca o início da produção do veículo aqui no Brasil. O Volkswagen Fusca passou por várias evoluções, sendo a última foi em 2019, quando foi descontinuado.

VW Fusca
Foto: Divulgação/VW

Volkswagen Kombi

Foto: Divulgação/ VW

Como o Fusca, a Volkswagen Kombi marcou gerações e também ganhou um dia nacional para chamar de seu, que é comemorado no dia 2 de setembro. O modelo que sofreu, também, várias evoluções e chegou no Brasil nos anos 50. Começou a ser produzido em 1957 como o primeiro carro da Volkswagen fabricado no país.

Até o ano de 2006 foi fabricada com motor refrigerado a ar. No entanto, de 2006 até 2013 ganhou motor flex refrigerado a água. Por fim, saiu de linha em 2013 por conta de novas regras que obrigam Airbag e freio ABS. Foi um carro que serviu tanto para utilidade familiar como também para uso profissional como transporte de cargas ou escolar.

Chevrolet Opala

5 carros clássicos que deixaram saudade
Foto: Divulgação/ Chevrolet

Enquanto isso, o Opala foi fabricado no fim da década de 60. Além disso, foi o primeiro carro de passeio da Chevrolet fabricado no Brasil. Na época era visto como um veículo de requinte e luxo e conquistou muitos admiradores que se perduram até hoje. O veículo teve como sua irmã a Caravan e saiu de linha em 1992 deixando muitas saudades.

Fiat 147

Foto: Divulgação/ Fiat

Você pode se interessar também: Anúncios de carros que marcam épocas

O Fiat 147 foi o primeiro carro da Fiat a ser fabricado no Brasil na década de 70, sendo o concorrente direto do Fusca e Chevette. Seu modelo veio para ser um carro popular e teve diversas derivações como, por exemplo, o Fiat Oggi, sedan e a primeira picape compacta. Foi fabricado até 1986, sendo substituído, então, pelo Fiat Uno.

Ford Escort

Foto: Divulgação/ Ford

Por fim, o Escort chegou no Brasil no início da década de 80, sendo que, no final desta década, sofreu algumas mudanças pequenas. Já no início dos anos 90 o Escort ganhou uma nova geração, sendo que em 1996 ganhou uma reestilização.

No Brasil foi fabricado até 2003. Quando foi, então, substituído pelo Ford Focus. O Escort foi muito marcante por conta de versões esportivas como XR3 que era conversível: sonho de consumo de qualquer jovem dos anos 90.

Karine Manchini
Karine ManchiniJornalista, 27 anos. Formada desde 2017 pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como repórter na editoria de cultura no Jornal Diário do Grande ABC, onde escreveu matérias sobre cultura, turismo e assuntos diversos para a revista mensal.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar