5 carros clássicos que custam menos de R$ 35 mil

O mercado de carros clássicos sempre teve diversos adeptos. Pensando nisso, separamos 5 carros clássicos que custam menos de R$ 35 mil.

O mercado de carros clássicos sempre teve diversos adeptos. Diversos motivos fazem com que as pessoas adquiram um veículo mais velho. Um dos principais deles é a memória afetiva. Às vezes, estes clientes querem possuir o carro que marcou algum momento de sua vida. E é possível encontrar opções que custam um bom preço. Pensando nisso, separamos 5 carros clássicos que custam menos de R$ 35 mil.

 

Fiat Tempra (Foto: Divulgação/Fiat)

Veja 5 carros clássicos que custam menos de R$ 35 mil

1 – VW Fusca

VW Fusca (Foto: Divulgação/VW)

Abrimos a lista com um carro que a maioria dos brasileiros possuem uma história para contar e que muitos devem dirigir pelo menos uma vez antes de morrer. O VW Fusca (também conhecido como VW Sedan, VW Escarabajo e outros nomes) é um dos carros mais populares do mundo. Aqui no Brasil, ele foi fabricado em dois períodos diferentes: de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996.

E ele possuía diversos atributos. Dentre eles, podemos destacar o visual simpático, a praticidade e o motor econômico. Com R$ 35 mil em mãos, você pode encontrar as mais diversas motorizações (1.200 cc, 1.300 cc, 1.500 cc e 1.600 cc).

2 – VW Gol GTS

Mais um carro da montadora alemã que marcou época no Brasil. O VW Gol foi lançado durante os anos 80 e já foi o carro mais vendidos diversas vezes. E até hoje ele continua se destacando. Em 1987, surgiu uma de suas versões mais memoráveis. O Gol GTS chegou para substituir o Gol GT e trouxe consigo um visual ousado. Destaque para o aerofólio traseiro, os bancos Recaro, os faróis de neblina na grade e o volante de VW Santana GLS.

Ele estava equipado com o motor AP – 1800S. Ele podia gerar uma potência máxima de 99 cv e torque de 14,9 kgfm. Acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades, o VW Gol GTS podia acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Já sua velocidade máxima era de 167 km/h. Hoje, você pode achar algumas unidades bem conservadas por menos de R$ 30 mil.

3 – Ford Escort XR3

Ford Escort XR3 (Foto: Divulgação/Ford)

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

O Brasil já teve diversos carros que eram o verdadeiro sinônimo de velocidade. Além do VW Gol GTS, podemos destacar aqui também o Ford Escort XR3. Sua primeira geração surgiu em 1983 com um design bastante chamativo e motor 1.6 de 73 cv. Dois anos depois, a versão que fez a cabeça de muitos na época foi lançada: o Escort XR3 conversível. Já em 1987, o carro passou por uma reestilização e ficou mais alinhado em o modelo europeu.

Para a linha 1993, o carro trocou de geração. E com isso, o Escort XR3i ficou mais moderno e trazia debaixo do motor o propulsor 2.0 AP. Isso graças a parceria entre a marca norte-americana e a Volkswagen. Sua potência era de 115 cv e ele ainda tinha injeção eletrônica. Ele saiu de linha em 1996. É possível encontrar unidades bem conservadas de todos estes modelos por até R$ 35 mil.

4 – Fiat Tempra Stile Turbo

Fiat Tempra (Foto: Divulgação/Fiat)

Com o crescimento da oferta de SUVs, os sedãs médios estão ficando de segundo plano hoje em dia. Mas já houve o tempo que eles eram bastante queridos pelo público. E um dos modelos mais populares era o Fiat Tempra. O modelo italiano foi lançado no Brasil em 1991 (linha 1992) e saiu de linha em 1998. Uma das versões que mais chamaram a atenção do público foi a  Stile Turbo.

Ela tinha vários diferencias do modelo comum. Destaque para o motor 2.0  Turbo, que podia gerar uma potência máxima de 165 cv e torque de 26,5 kgfm. Ele podia atingir os 100 km/h em 9 segundos. Sem falar que tinha um interior bastante sofisticado. O carro entra na lista dos 5 carros clássicos que custam menos de R$ 35 mil justamente por ser possível comprar unidades deste modelo, nesta faixa de preço.

5 – Chevrolet Omega CD 3.0

Chevrolet Omega (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Por fim, outro modelo que se destacava na categoria dos sedãs. Por muitos anos, o Chevrolet Omega foi sinônimo de sofisticação e força. O modelo chegou ao Brasil no ano de 1992 para assumir uma difícil missão: substituir o Opala. E parece que o carro baseado Opel Omega conseguiu. Seu principal destaque é espaço interno. Ele tinha uma distância entre-eixos de 2.730 mm e porta-malas de 520 litros. Ou seja, perfeito para viagens.

É possível encontrar unidades da versão CD por menos de R$ 30 mil. Esta costumava ser uma das configurações mais refinadas. Sem falar que trazia um motor alemão 3.0 seis cilindros. Ele podia produzir impressionantes 165 cv e torque de 23,4 kgfm. Era possível encontrá-lo com uma transmissão manual de cinco marchas e com uma automática de quatro velocidades. O primeiro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 210 km/h.

Com informações de Fusca Clube/ IG/Classificados Webmotors

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile