5 carros bons, mas que não engrenaram nas vendas
iX35. Versa, Cruze Sport6... O Garagem360 preparou uma lista com 5 carros bons, mas que não engrenaram nas vendas. Veja a lista
O mercado de automóveis do Brasil oferece bastante opções para todos os bolsos e gostos. De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, foram comercializados durante o mês de julho 162.404 veículos (entre automóveis de passeio e comerciais leves).
Entretanto, sempre existem aqueles que não conseguem engrenar nas vendas. Muitos deles possuem qualidades para brigar nas primeiras posições. Pensando nisso, o Garagem360 preparou uma lista com 5 carros bons, mas que não engrenaram nas vendas.
Carros bons, mas que não engrenaram nas vendas
Hyundai IX35
Começamos nossa lista com um veículo que já fez muito barulho. O caminho natural seria que o Hyundai IX35 chegasse ao País para ser o substituto do Tucson, mas os dois tiveram o que conviver juntos. O que no final não foi um problema. O modelo mais novo se tornou em um sucesso de vendas também. E ele ainda esta a venda.
De acordo com a montadora, ele está custando a partir de R$118.070. Um preço bastante competitivo, visto que boa parte dos SUVs compactos (incluindo o Hyundai Creta) custam o mesmo. Mesmo assim, ele pode ser uma boa opção, visto que tem porte de SUV médio. O iX35 está equipado com o motor 2.0 DOHC Flex. Sua potência máxima é de 167 cv a 6.200 rpm e torque de 20,6 kgfm a 4.700 rpm. A transmissão utilizada por ele é a automática de seis velocidades.
Kia Sportage
O Hyundai iX35 da geração mais velha ainda está a venda no Brasil. O mesmo não podemos dizer do seu primo Kia Sportage. A atual geração do modelo foi lançada em 2016. Na linha 2021, o carro esta sendo vendido em duas opções de acabamento diferente. Seus preços partem de R$ 195.990.
E ele até pode ser uma opção a outros SUVs médios mais conhecidos. O conteúdo das duas versões são bem interessantes. Seu porta-malas, por exemplo, tem espaço para 868 litros. Sob o capô está o motor 2.0l 16V Flex. A potência máxima é de 167 cv a 6.200 giros e o torque é de 20,6 kgfm.
Nissan Versa
Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Volkswagen Virtus dividem o protagonismo no cenário dos sedãs compactos. Entretanto, existe um modelo que também merece a atenção dos comprados. O Nissan Versa é um carro que pode ser bastante prático. Lançada ni ano passado, a atual geração o deixou com um visual bastante ousado. Mais parecido com o seu irmão mais velho Sentra.
Entretanto, apenas 448 unidades foram vendidas no último mês. O Versa está equipado com o motor 1.6 L 16V Flex, que pode gerar uma potência de 114 cv a 5.600 rpm. Já o torque é de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. Algumas versões trazem o câmbio manual de cinco marchas. Outras vem com a transmissão do tipo CVT. Seus preços partem de R$ 83.690 (versão Sense MT).
Caoa Chery Arrizo 5
Outro carro que não faz parte do mainstream do mercado automotivo é o Caoa Chery Arrizo 5. Ele entra nesta lista dos 5 carros bons, mas que não engrenaram nas vendas por ter vendido apenas 400 unidades desde janeiro. Fabricado em Jacareí-SP, este veículo é o menor sedã da linha, mas tem como principal atributo o seu espaço interno. Quem garante isso é o entre-eixos de 2.650 mm. Já o porta-malas tem espaço para 430 litros.
Seu motor 1.5L VVT Turbo Flex também é um destaque. Ele pode gerar uma potência de 150 cv e torque de 21,4 kgfm. A transmissão CVT pode simular nove marchas. Ele custa a partir de R$ 90.490.
Chevrolet Cruze Sport6
Por fim, o único representante dos hatches médios a venda. O Chevrolet Cruze Sport6 representa uma categoria que já teve diversos ícones. Ele está em sua segunda geração. O visual esportivo ainda pode agradar a muitos. Mesmo em um mundo dominado pelos SUVs. Durante o primeiro semestre, ele teve 969 unidades comercializadas.
Seu motor é o mesmo da versão sedã, Ou seja, ele usa o motor 1.4 16V Ecotec Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 153 cv e torque de 24,5 kgfm. A transmissão é a automática de seis velocidades. Já seu preço inicial é de R$ 124.290.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.