5 carros automáticos mais econômicos do Brasil

Toyota Yaris, Honda Fit, Honda City... O Garagem360 selecionou os 5 carros automáticos mais econômicos do Brasil. Veja a lista!

O que é um carro ideal para você? Para muitos, ele precisa ser bastante confortável. E um item que pode garantir todo esse conforto para todos é o câmbio automático. Isso porque o motorista não precisa ficar trocando de marchas a todo momento. E muitos dos modelos oferecidos hoje em dia possuem um bom consumo de combustível. Pensando nisso, o Garagem360 selecionou 5 carros automáticos mais econômicos do Brasil. 

Usamos como base os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular). Nesta lista, você encontrará apenas veículos com motores Flex e ordenados de acordo com seu consumo urbano. Vamos lá?

Honda Fit (Foto: Divulgação/Honda)

Veja os 5 carros automáticos mais econômicos do Brasil

1º – Toyota Yaris 1.3 CVT

Toyota Yaris 1.3 (Foto: Divulgação/Toyota)

Quem abre a lista é o japonês Toyota Yaris. O modelo foi lançado aqui no Brasil em 2018. Em sua terceira geração, este é um dos carros mais conhecidos da marca e é vendido em várias partes do mundo. Aqui no Brasil, ele é vendido em duas opções de carroceria e duas opções de motorização. Sendo que a versão de entrada do modelo hatch é o carro mais econômico do Brasil.

O Yaris XL Live está equipado com o motor 1.3L Dual VVT-i 16V Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 101 cv e torque máximo de 12,9 kgfm. O carro ainda vem equipado com uma transmissão CVT.

Dados de consumo

Cidade: 13,1 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol)

Estrada: 14,2 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol)

2º – Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT

Toyota Yaris Sedan 1.5 (Foto: Divulgação/Toyota)

Conforme foi dito acima, a Toyota também disponibiliza uma versão sedã do Yaris. Este modelo possui qualidades que o fazer ser um “mini-Corolla”. No caso, estamos falando de seu espaço interno (entre-eixos de 2.550 mm) e do porta-malas de 473 litros. Ao contrário do modelo dois volumes, o Yaris Sedan só tem uma opção de propulsor.

Estamos falando do 1.5 L Dual VVT-i 16V Flex. Sua potência máxima é de 110 cv (etanol) ou 105 cv (gasolina). Já o torque é de 14,9 kgfm (etanol) ou 14,3 (gasolina). A transmissão utilizada aqui é a mesma do modelo acima.

Dados de consumo

Cidade: 13 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol)

Estrada: 14,5 km/l (gasolina) e 10,6 km/l (etanol)

3º – Toyota Yaris 1.5 CVT

Toyota Yaris 1.5 (Foto: Divulgação/Toyota)

O Toyota Yaris também aparece na terceira colocação. Só que agora, estamos falando das versões que trazem debaixo do capô o motor 1.5 16V Flex. Este conjunto é o mesmo utilizado pelo Yaris Sedan. E ele deixa três versões do hatchback (XL Plus Connect, XS Connect e XLS Connect) mais potentes. Com este propulsor, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 173 km/h.

Dados de consumo

Cidade: 12,6 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol)

Estrada: 13,8 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol)

4º – Honda City

Honda City (Foto: Divulgação/Honda)

Na quarta posição temos mais um sedã compacto. Desta vez, trata-se do Honda City. Prestes a ganhar uma nova geração, o modelo é o três volumes de entrada da montadora japonesa. Um de seus principais destaques é o porta-malas de 575 litros. Sua lista de equipamentos também pode agradar. Hoje, ele está equipado com o motor 1.5 16V SOHC i-VTEC FlexOne.

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Este propulsor pode gerar uma potência máxima de 115 cv (gasolina) ou 116 cv (etanol) e torque máximo de 15,3 kgfm. Quatro versões estão equipadas com uma transmissão CVT. São elas: Personal, LX, EX e EXL.

Dados de consumo

Cidade: 12,3 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol)

Estrada: 14,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol)

5º – Honda Fit

Honda Fit (Foto: Divulgação/Honda)

Por fim, um dos veículos mais queridos do Brasil fecha a lista dos 5 carros automáticos mais econômicos do Brasil. O Honda Fit surgiu no ano de 2003 e hoje está em sua terceira geração. A monovolume possui alguns pontos positivos bastante interessantes. O bom espaço interno é um deles. Os equipamentos de serie oferecidos também. A linha atual conta com cinco versões diferentes. Sendo que apenas o modelo de entrada utiliza um câmbio manual.

As demais usam uma caixa automática do tipo CVT. Já o motor é o 1.5 16V SOHC i-VTEC FlexOne, que produz uma potência máxima de 116 cv. Já o torque é de 15,3 kgfm.

Dados de consumo

  • Cidade: 12,3 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,1 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol)
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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