5 atitudes simples, mas poderosas, para evitar acidentes de trânsito

Todo motorista deveria parar para pensar o quanto suas atitudes podem colaborar para acidentes de trânsito, colocando  em risco a sua integridade física e das pessoas à sua volta. Afinal, ninguém em situação de plena consciência deseja se envolver num acidente.

Se você nunca refletiu sobre este tema, tem a oportunidade de conferir abaixo cinco dicas para tornar o trânsito mais seguro para você e para todos ao seu redor.

(Prefeitura do RJ)

5 dicas para evitar acidentes de trânsito

Trazemos a lista a seguir, preparada pela fabricante de lubrificantes Bardahl, com atitudes simples, mas poderosas, capazes de tornar o trânsito da cidade um ambiente mais seguro.

VEJA TAMBÉM

1 – Seja respeitoso

Seguir as regras de trânsito e de civilidade é o primeiro e fundamental passo para a segurança no trânsito:

Não consuma bebidas alcoólicas

Não use o celular ao volante

Não ultrapasse o sinal vermelho

Não dirija acima do limite de velocidade

Não ignore as sinalizações

Nunca desrespeite as faixas de pedestres e ciclistas

carros com câmbio manual
Foto: De fato

2 – Seja educado

Esteja na estrada ou nas ruas, você não é piloto de carro de corrida. Dar a preferência e permitir uma ultrapassagem, por exemplo, são atitudes gentis que tem o poder de evitar conflitos e acidentes. tenha sempre em mente: gentileza gera gentileza e evita dores de cabeça no trânsito.

3 – Seja saudável

Acidentes acontecem também porque o motorista não estava em condições, sejam físicas ou mentais, para assumir o volante. Cansaço excessivo – leia-se sono –, doença – mesmo aquelas que parecem não ser nada – e alimentação inadequada, além de situações de desequilíbrio emocional, podem comprometer a direção e potencializar o risco de acidentes. Nesses casos, o ideal é usar transporte público ou pedir a ajuda de um amigo, familiar ou colega de trabalho.

4 – Seja inteligente

O modo como você se movimenta faz toda a diferença. Pratique a direção defensiva, ou seja, antecipe-se aos riscos e dirija com atenção e consciência. Isso significa observar não apenas a via, mas os carros ao seu redor. 

Medidas simples, como redobrar a atenção em pista molhada e respeitar uma distância segura do veículo à frente, fazem toda a diferença.

(Foto: Um Como)

5 – Seja prevenido

Falta de manutenção no veículo também pode provocar acidentes. Uma pane mecânica ou um pneu careca podem ocasionar a perda do controle sobre o carro e acarretar graves consequências. Por isso, é preciso respeitar as orientações contidas no manual do fabricante e ficar atento aos sinais apresentados pelo carro. Manutenção preventiva é sinônimo de segurança.

Acidente com ex-BBB chama a atenção para a importância o uso do cinto de segurança traseiro
(Foto: Governo de SP)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar