5 atitudes simples a serem tomadas ao bater o carro

5 atitudes simples a serem tomadas ao bater o carro! Confira o que é fundamental fazer na hora de um acidente no trânsito!!!

Os acidentes de trânsito, infelizmente, fazem parte da rotina de muitos motoristas. Por exemplo, conforme o Painel de Acidentes, da Confederação Nacional do Transporte, o Brasil registrou cerca de 1,4 milhões de ocorrências nos últimos 10 anos.

Além disso, nem mesmo os mais cuidadosos estão livres de se envolver em uma colisão. Nesses casos, muitos fatores impactam sobre as pessoas envolvidas em acidentes. Por exemplo: nervosismo, lesões e outras condições que podem impedir que façamos algo simples em momentos de acidentes.

E foi com base em estudos da autotech Zul+, que a empresa criou um roteiro para ajudar motoristas a agirem da melhor forma após eventuais acidentes no trânsito. São 5 atitudes simples a serem tomadas ao bater o carro.

Confira as 5 atitudes simples a serem tomadas ao bater o carro

Remover o carro da via

O primeiro passo a ser feito após uma colisão é tirar os veículos envolvidos da rua. Isso deve ser feito porque, segundo as leis de trânsito, obstruir o tráfego e comprometer a segurança dos outros veículos é uma infração. Neste caso, além de multa de R$130,16, você recebe quatro pontos na carteira de motorista.

Além disso, quando não for possível, é necessário fazer a sinalização correta, com o triângulo posicionado a pelo menos 30 metros e o pisca alerta ligado.

Prestar socorro

Caso haja algum ferido no acidente é necessário prestar socorro à vítima. De imediato, ligue para o Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193), ou peça para que alguém faça. Depois fale com a pessoa para saber se ela está consciente e consegue se mexer.

Caso contrário, não a retire do veículo ou da posição em que se encontre. A remoção deve ser feita com os devidos cuidados por um bombeiro, médico ou socorrista treinado. Além de um processo penal, não prestar os devidos cuidados e fugir do local gera multa de R$ 1.467,35 e cassação da CNH. Então, preste sempre o socorro necessário!

Contate o outro motorista: 5 atitudes simples a serem tomadas ao bater o carro!

Após certificar que está tudo bem com todos os envolvidos na colisão, é necessário manter a calma e conversar sobre o ocorrido. Primeiramente, é necessário determinar de quem é a culpa e quem vai arcar com os prejuízos causados. Depois, é preciso que todos anotem os dados (nome completo e telefone do motorista, placa e modelo do carro) além do local exato do acidente.

Mesmo que os envolvidos tenham entrado em acordo é sempre importante ter os registros para o caso de uma possível ação judicial, inclusive, é indicado fotografar o acontecimento.

Boletim de ocorrência

Em conjunto com os demais envolvidos, é possível ir a uma delegacia fazer o Boletim de Ocorrência ou realizá-lo pela internet, através do portal da Polícia Civil. Mesmo que não seja obrigatório, algumas seguradoras exigem um boletim de ocorrência para o processo de indenização.

 

Fonte: Polícia Civil (PR)

Acionar o seguro do seu veículo: 5 atitudes simples a serem tomadas ao bater o carro

Por fim, dentre as 5 atitudes simples a serem tomadas ao bater o carro, após a negociação com os demais envolvidos, o responsável deve acionar o seguro para arcar com o prejuízo dos veículos. Vale destacar que é necessário ter uma cobertura para terceiros para que a seguradora também assuma o conserto dos demais envolvidos.

Caso você não tenha esse tipo de seguro, é possível que os demais envolvidos acionem o próprio seguro e o responsável pague o valor da franquia estabelecido em contrato. No entanto, no caso de você não ter seguro algum, é possível determinar se o responsável vai levar os veículos para uma oficina mecânica de sua confiança ou se cada envolvido pode decidir onde o conserto será feito.

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile