4 motivos para o SUV do Onix no Brasil ser um SUCESSO de vendas
A Chevrolet se prepara o lançamento de uma versão SUV do Onix no Brasil. Novo modelo terá posicionamento de mercado abaixo do Tracker.
A Chevrolet se prepara o lançamento de uma versão SUV do Onix no Brasil. Segundo reportagem publicada pelo portal especializado ‘Autos Segredos’, a estreia estaria marcada para 2026, com o modelo posicionado abaixo do Tracker. A julgar pelo que já sabemos sobre o carro, o novo SUV reúne todas as condições para ser bem sucedido no mercado brasileiro. Confira!
SUV do Onix no Brasil reuniria todas as condições para ser sucesso de vendas
Dessa forma, a Chevrolet teria um concorrente de peso para enfrentar os rivais Fiat Pulse, VW Nivus e o futuro SUV da Renault, que será menor que o Duster e deve chegar ao mercado entre o final deste ano e o início do ano que vem.
O novo SUV da Chevrolet será produzido em Gravataí-RS, na mesma plataforma onde já são produzidos o Onix e o Onix Plus.
Segundo revelam fotos de ‘flagra’ que circulam pela internet, o novo modelo terá dianteira e traseira com design bem diverso dos carros dos quais deriva. Na frente, o modelo terá novos para-lamas, painel frontal e capô mais altos para ressaltar o visual de SUV. Os faróis e os para-choques seguirão a nova identidade visual da marca e devem contar com um conjunto ótico duplo.
Por dentro, a versão SUV do Onix receberá acabamento diferenciado e um quadro de instrumentos 100% digital integrado à central multimídia.
De acordo com a reportagem de ‘Autos Segredos’, o porte do novo modelo será próximo ao da versão hatch do Onix – a largura de 1,73 metros e o entre-eixos de 2,55 m seriam mantidos, a altura seria elevada por conta de ajustes de suspensão e o comprimento ficaria um pouco maior maior por conta dos novos para-choques.
Visualmente, o carro será parecido com o SUV Chevrolet Groove, que é vendido no Chile e ilustra esta reportagem.
Confira os motivos que indicam o sucesso do SUV do Onix:
- Força da marca Chevrolet – No Brasil, a marca Chevrolet está entre as mais procuradas pelos motoristas, sempre emplacando modelos nas primeiras posições dos rankings de vendas. É exatamente o caso da versão hatch do Onix, que foi líder de vendas entre 2015 e 2020 e fechou 2022 na terceira posição.
- SUVs são tendência de mercado – Os utilitários-esportivos são tendência de mercado desde ao menos 2018, ano em que os SUVs abocanharam mais de 20% das vendas. Três anos depois, já dobravam a sua participação de mercado. No ano passado a categoria subiu 3,43% em relação ao ano anterior, elevando sua fatia de mercado para 43,84%, segundo números da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave).
- Bom pacote de segurança – O carro seria um dos mais seguros de sua categoria. Como é padrão na plataforma GEM (sigla em inglês para Mercados Emergentes Globais), o SUV do Onix virá com seis airbags de série, sistema de freio antitravamento (ABS), controles de tração (ASR) e de estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampa (HSA).
- Motorização com boa aceitação de mercado – O novo SUV da Chevrolet será equipado com o conhecido motor 1.0 turbo flex, o mesmo do Onix e do Onix Plus, com 116 cv de potência máxima e torque de até 16,8 kgf.m. No entanto, é preciso lembrar que, com a fase L8 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que passa a vigorar a partir de 2025, esse motor terá de receber atualizações, provavelmente apresentando outros valores de potência e torque.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.