4 motivos para o SUV do Onix no Brasil ser um SUCESSO de vendas

A  Chevrolet se prepara o lançamento de uma versão SUV do Onix no Brasil. Segundo reportagem publicada pelo portal especializado ‘Autos Segredos’, a estreia estaria marcada para 2026, com o modelo posicionado abaixo do Tracker. A julgar pelo que já sabemos sobre o carro, o novo SUV reúne todas as condições para ser bem sucedido no mercado brasileiro. Confira!

SUV do Onix no Brasil reuniria todas as condições para ser sucesso de vendas

SUV Chevrolet Groove (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Dessa forma, a Chevrolet teria um concorrente de peso para enfrentar os rivais Fiat Pulse, VW Nivus e o futuro SUV da Renault, que será menor que o Duster e deve chegar ao mercado entre o final deste ano e o início do ano que vem.

O novo SUV da Chevrolet será produzido em Gravataí-RS, na mesma plataforma onde já são produzidos o Onix e o Onix Plus.

VEJA TAMBÉM

Segundo revelam fotos de ‘flagra’ que circulam pela internet, o novo modelo terá dianteira e traseira com design bem diverso dos carros dos quais deriva. Na frente, o modelo terá novos para-lamas, painel frontal e capô mais altos para ressaltar o visual de SUV. Os faróis e os para-choques seguirão a nova identidade visual da marca e devem contar com um conjunto ótico duplo.

Por dentro, a versão SUV do Onix receberá acabamento diferenciado e um quadro de instrumentos 100% digital integrado à central multimídia.

De acordo com a reportagem de ‘Autos Segredos’, o porte do novo modelo será próximo ao da versão hatch do Onix – a largura de 1,73 metros e o entre-eixos de 2,55 m seriam mantidos, a altura seria elevada por conta de ajustes de suspensão e o comprimento ficaria um pouco maior maior por conta dos novos para-choques.

Visualmente, o carro será parecido com o SUV Chevrolet Groove, que é vendido no Chile e ilustra esta reportagem.

Interior do Chevrolet Groove, com painel de instrumentos 100% digital (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Confira os motivos que indicam o sucesso do SUV do Onix:

  1. Força da marca Chevrolet – No Brasil, a marca Chevrolet está entre as mais procuradas pelos motoristas, sempre emplacando modelos nas primeiras posições dos rankings de vendas. É exatamente o caso da versão hatch do Onix, que foi líder de vendas entre 2015 e 2020 e fechou 2022 na terceira posição.
  2. SUVs são tendência de mercado – Os utilitários-esportivos são tendência de mercado desde ao menos 2018, ano em que os SUVs abocanharam mais de 20% das vendas. Três anos depois, já dobravam a sua participação de mercado. No ano passado a categoria subiu 3,43% em relação ao ano anterior, elevando sua fatia de mercado para 43,84%, segundo números da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave).
  3. Bom pacote de segurança – O carro seria um dos mais seguros de sua categoria. Como é padrão na plataforma GEM (sigla em inglês para Mercados Emergentes Globais), o SUV do Onix virá com seis airbags de série, sistema de freio antitravamento (ABS), controles de tração (ASR) e de estabilidade (ESC) e  assistente de partida em rampa (HSA).
  4. Motorização com boa aceitação de mercado – O novo SUV da Chevrolet será equipado com o conhecido motor 1.0 turbo flex, o mesmo do Onix e do Onix Plus, com 116 cv de potência máxima e torque de até 16,8 kgf.m. No entanto, é preciso lembrar que, com a fase L8 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que passa a vigorar a partir de 2025, esse motor terá de receber atualizações, provavelmente apresentando outros valores de potência e torque.
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile