4 cuidados para ter na revisão do sistema de freio do veículo
Você está cuidando corretamente dos freios do seu carro? Veja 4 cuidados para ter na revisão do sistema de freio do veículo.
O sistema de freios é um dos componentes mais importantes para a segurança de qualquer veículo. A revisão periódica é mais do que necessária para garantir o bom funcionamento e evitar acidentes.
Quais os cuidados para ter na revisão do sistema de freio?
Veja os cuidados para se ter na revisão do sistema de freio:
1. Verificação das pastilhas
Segundo Ana Paula Sartori, as pastilhas de freio, em particular, merecem atenção especial, pois são compostas por material abrasivo e o atrito contra o disco para auxiliar na redução de velocidade do veículo gera seu desgaste natural.
“Para facilitar a identificação de quando chega a hora da troca, vários modelos de pastilhas de freio possuem sensores eletrônicos ou mecânicos que avisam que a vida útil chegou ao fim, evitando que outras peças do sistema de frenagem se danifiquem antes do tempo”, explica Ana Paola Sartori, gerente da Jurid.
Ela alerta sobre os sinais desgaste:
- Ruídos ao acionar o pedal
- Perda de eficiência na frenagem
- Vibração ao frear
- Luz indicativa acesa do painel de instrumentos ou computador de bordo
2. Cuidados com os discos
Discos desgastados ou empenados comprometem a frenagem, reduzindo o tempo de reação dos freios. Segundo Ana Paula, a espessura mínima deve ser respeitada.
Quando não é necessária a troca do disco, apenas uma limpeza com álcool isopropílico ou detergente neutro evita a contaminação das pastilhas.
3. Verificação de outros componentes
Pinos deslizantes das pinças, freio traseiro e borrachas precisam ser avaliados. Em caso de desgaste não adie a substituição.
Além disso, inspecione as mangueiras e tubulações em busca de vazamentos, rachaduras ou outros danos.
4. O fluido de freio
Verifique também o fluido de freio, assim como sua qualidade. Ele é responsável por absorver a umidade com o tempo, o que pode comprometer sua eficiência. Recomendamos a troca a cada 10.000 km ou 1 ano.
“Aproveitando esse momento, o mecânico deve verificar as condições de outros componentes, como pinos deslizantes das pinças, ajustes no freio traseiro, nível do fluido, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de acelerar a vida útil das pastilhas”, comenta Ana Paola.
Lembre-se: a segurança do seu veículo, dos passageiros e demais usuários da via depende da manutenção adequada do sistema de freios.
Leia também: Bons motoristas aplicam essas 6 dicas que prolongam a vida útil dos freios do carro
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.