4 coisas que você PRECISA saber antes de vender o seu carro
Vai vender o seu carro? Não se preocupe, leia essas 4 coisas que você PRECISA saber antes de começar o procedimento de venda.
Vai vender o seu carro? Tudo bem, chega a hora que precisamos vender ou trocar o nosso amigo, mas é preciso ter alguns cuidados.
Assim que tomar a decisão de se desvencilhar do bem, é importante estar bem informado para garantir uma transação justa e sem complicações.
Para ajudar nessa empreitada, pedimos ajuda de Ycaro Martins, CEO e sócio-fundador da Vaapty, pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos.
Qual a melhor forma de vender o seu carro? Vamos às dicas
É buscando auxílio de um profissional, como concessionário ou vendedor de confiança. Caso não seja possível ou viável, verifique se a documentação está em dia, verifique o valor de mercado e a condição do veículo, entre outras informações.
“Hoje em dia é possível vender pela internet ou até mesmo terceirizar esse trabalho de encontrar um comprador e enfrentar toda aquela burocracia, mas para que esse processo seja ainda mais fácil, é importante que a documentação esteja em dia e o carro em bom estado.
Isso vai fazer com que a negociação fique ainda mais vantajosa. Mas caso esses documentos ou financiamentos não estejam quitados, também conseguimos resolver”, explica Ycaro Martins.
Valor de mercado
Antes de definir um preço de venda, é necessário pesquisar o valor de mercado do veículo. Comece pesquisando pela Tabela Fipe no Google mesmo. Além dela, veja o preço médio cobrado nos marketplaces, levando em consideração a sua região, já que os preços costumam variar em todo o país.
O preço de venda deve levar em consideração o ano, modelo, quilometragem e condição do veículo.
Condição do carro
A condição atual do seu carro deve ser avaliada de forma justa. Ycaro ressalta que é preciso se certificar de identificar qualquer dano ou desgaste significativo, isso passa mais credibilidade na hora de fazer negócio.
Se puder cuidar da estética do veículo, com polimento, troca de algumas peças do interior danificadas, entre outros procedimentos, o preço pode ficar mais atrativo.
Aqui estão os melhores sites para vender o seu carro.
Documentação em dia
Esse deveria ser o primeiro passo, pois sem a documentação em dia você perde credibilidade, poder de negociação e o preço ainda vai lá para baixo.
Portanto, coloque o IPVA, Licenciamento e quaisquer multas em dias. Além disso, é importante manter histórico de manutenção. Com a documentação completa, a transação será mais fácil e menos burocrática.
Por onde vender seu carro?
Você pode usar uma das diferentes plataformas de marketplace ou ainda buscar um intermediador. Os dois têm suas vantagens. Se vender por conta própria, não terá que dividir o lucro, mas terá mais trabalho.
Já quem recorre a uma empresa especializada tem mais praticidade e segurança, no entanto paga uma comissão.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.