35 carros novos é o que prometem Renault, Nissan e Mitsubishi

A maioria das fabricantes planejam o lançamento de mais carros elétricos nos próximos anos. E com a Aliança-Renault-Nissan-Mitsubishi não será diferente. Foi anunciado na última quinta-feira (27/01) que esta aliança irá investir 23 bilhões de euros na produção de veículos 100% elétricos e em mobilidade conectada. A expectativa é que 35 carros novos sejam lançados. Sem falar no investimento em novas tecnologias.

Foto: Divulgação/Renault

35 carros novos é o que prometem Renault, Nissan e Mitsubishi; conheça-os

O roadmap foi apresentado em um evento online. Esta apresentação contou com a presença de Jean-Dominique Senard, presidente desta aliança, e dos CEOs das três marcas. Dentre todas as novidades apresentadas, a principal o lançamento de novos carros elétricos nos próximos anos. Ao todo, serão lançados 35 carros novos até o ano de 2030. Este será o resultado de um investimento de 23 bilhões de euros nos próximos cinco anos.

 “Hoje, a Aliança está acelerando para liderar a revolução da mobilidade e entregar ainda mais valor para os clientes, nossas pessoas, nossos acionistas e todos os nossos stakeholders. As três empresas-membro definiram um roadmap comum para 2030, compartilhando investimentos em futuros projetos de eletrificação e conectividade. Esses são investimentos massivos, que nenhuma das três empresas poderia fazê-los sozinha. Juntos, estamos fazendo a diferença para um novo futuro global e sustentável, para a Aliança se tornar carbono neutro até 2050”, disse Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho da Aliança, em comunicado.

Renault Megane E-TECH Electric (Foto: Divulgação/Renault)

E 90% destes novos carros terão como base cinco plataformas elétricas. Elas serão compartilhadas entre as três marcas. A montadora diz que isso cobrirá “a maior parte dos mercados em todas as grandes regiões”. E algumas plataformas você, leitor do Garagem360, já ouviu falar. A CMF-EV, por exemplo, foi usada para a produção do Renault Megane E-TECH Electric. O mesmo acontece com o Nissan Ariya.

Ela é tida como referência para a nova geração de carros elétricos do grupo. A expectativa é que 15 modelos a usem como base até 2030. Agora, com relação as vendas, espera-se 1,5 milhão de unidades sejam produzidas sobre esta plataforma. Abaixo dela estão as plataformas CMF-AEV, KEI-EV e LCV-EV. A primeira servirá como base do novo Dacia Spring. A segunda será usada na produção de veículos elétricos ultracompactos. Já a última se trata de uma plataforma para comerciais leves (carros como Renault Kangoo e Nissan Town Star).

Renault CMF-BEV

(Foto: Divulgação/Renault)

Uma outra plataforma que será usada será a CMF-BEV. Esta será lançada em 2024. Um carro que usará esta plataforma será o novo R5. Ele substituirá o Zoe e terá um visual bem próximo do veículo lançado nos anos 70. Além do substituto do Micra. Este será fabricado no polo indústrial Renault ElectriCity (localizado no Norte da França). Carros da Alpine também estão no plano.

De acordo com a Aliança Renault-Nissan, Mitsubishi, a plataforma pode oferecer até 400 km de autonomia e performances aerdinâmicas.  Um outro ponto importante é que ela permitirá uma redução de 33% dos custos. A aliança estima que serão produzidos 250 mil veículos por ano usando a CMF-BEV.

Compartilhamento de plataforma

(Foto: Divulgação/Renault)

Carros de marcas diferentes compartilhando a mesma plataforma é uma coisa bastante comum no mercado automotivo. E estas três marcas criaram uma metodologia de “diferenciação inteligente” para isso. Claro, ela é complementada pela estrategia de diferenciação de design e carroceria. Um bom exemplo disso é o que acontecerá com a plataforma do segmento C e D.

Ela poderá ser usada na produção do Nissan Qashqai, do Nissan X-Trail, do Mitsubishi Outlander, do Renault Austral e de um SUV de sete lugares. Hoje em dia, 60% dos carros da aliança compartilham plataformas. A expectativa é que este número suba para 80% em 2026. Um outro pilar desta estrategia é o crescimento da Mitsubishi na Europa. Dois modelos serão lançados. Entre eles está o novo ASX. Ele será usado em “modelos campeões de vendas da Renault”.

Tecnologias

(Foto: Divulgação/Renault)

O plano da Aliança formada por Renault, Nissan e Mitsubishi não envolve apenas o lançamento de novos carros. O investimento novas tecnologias também está no radar da aliança. Também pensando em reduzir o custo dos carros, a aliança está atuando com parceiros de negocios comuns. Isso faz com que o custo das baterias seja reduzido em até 50% em 2026 e 65% até 2028.

A expectativa é que a capacidade de produção da Aliança seja de 220 GWh para baterias de carros elétricos. Enquanto isso, a Nissan irá liderar as inovações na área de baterias de estado sólido. Vale ressaltar que a Aliança possui um sistema de gestão de bateria de alta tecnologia da Aliança.

Como foi dito acima, a mobilidade conectada também está nos planos da Aliança. E pensando nisso, a grande tecnologia é o Aliance Cloud. Hoje em dia, 3 milhões de veículos estão conectadas à ela, com trocas de dados pemanentes. O plano é ter 25 milhões de carros conectados ao mesmo sistema até 2026.

Agora, pensando em condunção autônoma, as três marcas planejam ter mais de 10 milhões de carros em circulação com 45 modelos de Renault, Nissan e Mitsubishi equipados com sistema de condução autônoma. Por fim, o primeiro full software defined vehicle será lançado até 2025.

Com informações de Renault

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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