30 anos do Plano Real: veja quantos R$ custavam os 5 carros mais populares em 1994

Há 30 anos o Brasil implementava o Plano Real, em 1994. Mas e com relação aos carros, quanto custavam os modelos mais populares? Veja!

30 anos o Brasil passava por uma importante mudança em sua economia com a implementação do Plano Real em 1994. Mas e com relação aos carros, quanto custavam os modelos mais populares? 

Fiat Uno (Foto: Reprodução)

Preço dos carros populares em 1994

O ano de 1994 foi emblemático para o Brasil. Além de se tornar tetra campeão mundial de futebol, o país iniciou uma grande reformulação em sua política econômica com a implementação do Plano Real. 

O projeto de estabilização econômico trouxe, entre outras mudanças, a moeda como conhecemos hoje, o real (R$). 

Com relação ao setor automotivo, o preço dos veículos populares em 1994 era extremamente diferente dos padrões atuais.

Veja quanto custavam os 5 carros com mais apelo entre os consumidores brasileiros naquele ano! 

Volkswagen Gol  

Se ainda hoje o Volkswagen Gol é muito popular entre os brasileiros mesmo após ter saído de linha, em 1994, para muitos era um ‘’sonho de consumo’’. 

Dessa forma, o hatch era um dos modelos mais aclamados pelo público, com preço de R$ 7.243. 

Foto: Divulgação

Volkswagen Fusca

Outro modelo da Volkswagen que atraia muita atenção dos motoristas tupiniquins era o Fusca. 

Quem não conhece um ex-proprietário de VW Fusca que atire a primeira pedra. 

Seu preço na época era o mesmo do irmão Gol, como estratégia de popularização ainda maior marca alemã no país. 

Fiat Uno

Assim como ocorre atualmente com Fiat Mobi e Renault Kwid, os modelos mais acessíveis do mercado determinavam seu preço de acordo com o posicionamento do concorrente. 

Essa prática do capitalismo, que obviamente já existia em 1994, incentivava a Fiat a equilibrar o preço do seu principal ativo para a época, o Uno. 

Outra linha ainda muito presente nos dias de hoje, o Fiat Uno custava à época na casa dos R$ 7.254. 

Foto: Divulgação

Chevrolet Corsa

Outra marca que já gozava de bastante prestígio no Brasil em 1994 era a Chevrolet, muito por conta do seu modelo de entrada, o Corsa.

O carro de motor 1.0 fez parte da grande aceitação que os brasileiros tiveram aos veículos de entrada e custava em torno de R$ 7.350. 

Corsa Wind (Foto: Divulgação)

Volkswagen Saveiro

Há algumas décadas no mercado brasileiro, a picape Saveiro destoava do perfil dos modelos mais baratos do mercado em 1994. 

A linha que está à todo vapor 30 anos depois tinha preço fixado em R$ 10.065, o que equivaleria a mais de R$ 120 mil atualmente. 

Para efeito de comparação, a mais recente linha da VW Saveiro, na versão de entrada Robust, custa R$ 99.990. 

Ficou curioso(a) por matérias históricas e comparações? Continue acessando o Garagem360, através do portal de notícias e do Canal no Youtube, com tests drives, notícias sobre legislação, serviços e muito mais!

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile