30 anos de importação: relembre alguns carros que desembarcaram no Brasil em 1990
Em 9 de maio de 1990, Fernando Collor de Mello, então presidente da República, anunciou a liberação da importação de veículos novos no Brasil...
Em 9 de maio de 1990, Fernando Collor de Mello, então presidente da República, anunciou a liberação da importação de veículos novos no Brasil, que estava proibida desde 1976. A medida fez com que diversas montadoras entrassem no País ao longo daquela década, além de permitir que importadoras independentes trouxessem para o mercado local os modelos solicitados por seus clientes.
Abrir a importação causou um tremendo impacto na indústria. A tecnologia dos modelos que vinham do exterior fez com que diversos veículos brasileiros se tornassem obsoletos de uma hora para a outra. Isso acelerou o fim de alguns carros que eram vendidos há décadas, e fez com que as marcas com fábricas locais investissem em projetos novos para frear a concorrência importada.
LEIA MAIS: De Subaru a BMW: 10 carros legais para comprar por R$ 99.500 (preço de um Polo GTS)
Na galeria a seguir, relembre alguns modelos que desembarcaram no Brasil em 1990, abrindo as portas para os carros importados no País.
30 anos de importação
- Alfa Romeo 164 |Foto: Divulgação
- Alfa Romeo 164 |Foto: Divulgação
- Alfa Romeo 164 |Foto: Divulgação
- BMW 320i (E30) |Foto: Divulgação
- BMW 320i (E30) |Foto: Divulgação
- Chevrolet Lumina |Foto: Divulgação
- Chevrolet Lumina |Foto: Divulgação
- Citroën XM |Foto: Divulgação
- Citroën XM |Foto: Divulgação
- Ferrari F40: aqui cabe uma explicação. O supercarro veio para ser exibido durante o Salão do Automóvel de 1990. Porém, nunca voltou para a Itália. Segundo os registros, só há uma unidade no Brasil |Foto: Divulgação
- Ferrari F40: aqui cabe uma explicação. O supercarro veio para ser exibido durante o Salão do Automóvel de 1990. Porém, o carro nunca voltou para a Itália. Segundo os registros, só há uma unidade no Brasil |Foto: Divulgação
- Lada: a marca soviética foi uma das primeiras a desembarcar oficialmente no Brasil em 1990. O Laika foi um dos modelos vendidos no mercado nacional |Foto: Divulgação
- Lada Laika |Foto: Divulgação
- Lada Niva |Foto: Divulgaçaõ
- Lada Niva |Foto: Divulgaçaõ
- Lada Niva |Foto: Divulgaçaõ
- Lada Samara |Foto: Divulgação
- Lada Samara |Foto: Divulgação
- Maserati 228 |Foto: Divulgação
- Maserati 228 |Foto: Divulgação
- Maserati Biturbo Spyder |Foto: Divulgação
- Maserati Biturbo Spyder |Foto: Divulgação
- Mazda Miata |Foto: Divulgação
- Mazda Miata |Foto: Divulgação
- Mercedes-Benz 190E |Foto: Divulgação
- Mercedes-Benz 190E |Foto: Divulgação
- Mercedes-Benz 300E |Foto: Divulgação
- Mercedes-Benz 300E |Foto: Divulgação
- Nissan Pathfinder |Foto: Divulgação
- Nissan Pathfinder |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.