30 anos de BYD: conheça a trajetória da marca e os ambiciosos planos para o futuro

30 anos de BYD: conheça a trajetória da marca e os ambiciosos planos para o futuro da marca chinesa que ganhou o mundo com seus carros elétricos.

Há 30 anos a BYD, sigla para “Build Your Dreams” (Construa Seus Sonhos), iniciou sua jornada fabricando baterias recarregáveis. Em pouco tempo, a empresa deu asas aos seus sonhos e se tornou a principal fabricante de carros elétricos do mundo.

Na semana que a marca chinesa chega a 10 milhões de unidades produzidas, nós do Garagem360 fizemos este pequeno post contando sua evolução. Acompanhe!

30 anos de BYD

Fundada em 1995 por Wang Chuanfu, a BYD começou suas atividades produzindo baterias para telefones celulares. A empresa rapidamente se destacou pela qualidade e custo-benefício de seus produtos, conquistando clientes como Motorola e Nokia.

O primeiro passo rumo ao setor automotivo só foi dado em 2003 com a aquisição da Xi’an Qinchuan. A ideia era desenvolver veículos elétricos movidos a bateria se valendo da larga experiência da BYD.

Na ocasião, a pequena fabricante estava desenvolvendo o QCJ7181 Flyer, que mais tarde passou a se chamar BYD Flyer. Com capacidade limitada, a BYD iniciou a construção de uma nova fábrica na Zona de Desenvolvimento de Xi’an.

30 anos de BYD - F3 - primeiro carro da BYD - Foto:
30 anos de BYD – F3 – primeiro carro da BYD – Foto: Reprodução

Desafios e conquistas

A jornada da BYD não foi fácil. Depois de fracassar com seu primeiro carro, o 316 não foi bem aceito, mas logo as coisas mudariam. Com o lançamento do F3 em 2005, a marca logo ganharia popularidade. 

O sedan chegou a vender 63.000 unidades vendidas naquele ano, contribuindo para 10% da receita da BYD Company. No ano seguinte, esse percentual aumentou para 25% e em 2009, o braço Auto da companhia chegaria a 55% da receita total da empresa

Produção em massa de ônibus elétricos

A BYD se tornou um dos maiores fabricantes de ônibus elétricos do mundo, fornecendo soluções de transporte sustentável para diversas cidades no mundo, inclusive no Brasil. 

Em 2013 a montadora chegou ao Brasil e em 2015 inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). 

BYD Campinas - Foto: Divulgação
BYD Campinas – Foto: Divulgação

Primeiro lugar na venda de carros elétricos

No último trimestre de 2023, a montadora chinesa superou a Tesla em vendas, tornando-se a maior vendedora de carros elétricos no mundo. 

Foram 3,02 milhões de eletrificados em 2023, uma alta de 62% em relação ao ano anterior, enquanto a Tesla comercializou 1,8 milhão de unidades (alta de 38%). 

Em 2024, a BYD chegou a marca de 10 milhões de unidades, entre híbridos e elétricos. Segundo a empresa, foram necessários 15 anos para produzir os primeiros 5 milhões e apenas 15 meses para alcançar os outros 5 milhões de unidades produzidas.

Comermoação dos 10 milhões de carros produzidos - Foto: Divulgação
Comermoação dos 10 milhões de carros produzidos – Foto: Divulgação

É uma história que começou com apenas 20 funcionários e hoje é uma corporação internacional com quase um milhão de colaboradores em todo o mundo. 

E os planos são de crescer ainda mais. A meta da BYD é  investir 100 bilhões de yuans (R$ 80 bilhões, na conversão direta) no desenvolvimento de tecnologias inteligentes que integram IA (inteligência artificial) a sistemas automotivos.

Parte desse montante vai para as novas fábricas fora da China: Brasil (em Camaçari – BA), Tailândia e México. 

Leia também:

Número de vendas da BYD no Brasil até agora é de surpreender

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA