30 anos de BYD: conheça a trajetória da marca e os ambiciosos planos para o futuro

30 anos de BYD: conheça a trajetória da marca e os ambiciosos planos para o futuro da marca chinesa que ganhou o mundo com seus carros elétricos.

Há 30 anos a BYD, sigla para “Build Your Dreams” (Construa Seus Sonhos), iniciou sua jornada fabricando baterias recarregáveis. Em pouco tempo, a empresa deu asas aos seus sonhos e se tornou a principal fabricante de carros elétricos do mundo.

Na semana que a marca chinesa chega a 10 milhões de unidades produzidas, nós do Garagem360 fizemos este pequeno post contando sua evolução. Acompanhe!

30 anos de BYD

Fundada em 1995 por Wang Chuanfu, a BYD começou suas atividades produzindo baterias para telefones celulares. A empresa rapidamente se destacou pela qualidade e custo-benefício de seus produtos, conquistando clientes como Motorola e Nokia.

O primeiro passo rumo ao setor automotivo só foi dado em 2003 com a aquisição da Xi’an Qinchuan. A ideia era desenvolver veículos elétricos movidos a bateria se valendo da larga experiência da BYD.

Na ocasião, a pequena fabricante estava desenvolvendo o QCJ7181 Flyer, que mais tarde passou a se chamar BYD Flyer. Com capacidade limitada, a BYD iniciou a construção de uma nova fábrica na Zona de Desenvolvimento de Xi’an.

30 anos de BYD - F3 - primeiro carro da BYD - Foto:
30 anos de BYD – F3 – primeiro carro da BYD – Foto: Reprodução

Desafios e conquistas

A jornada da BYD não foi fácil. Depois de fracassar com seu primeiro carro, o 316 não foi bem aceito, mas logo as coisas mudariam. Com o lançamento do F3 em 2005, a marca logo ganharia popularidade. 

O sedan chegou a vender 63.000 unidades vendidas naquele ano, contribuindo para 10% da receita da BYD Company. No ano seguinte, esse percentual aumentou para 25% e em 2009, o braço Auto da companhia chegaria a 55% da receita total da empresa

Produção em massa de ônibus elétricos

A BYD se tornou um dos maiores fabricantes de ônibus elétricos do mundo, fornecendo soluções de transporte sustentável para diversas cidades no mundo, inclusive no Brasil. 

Em 2013 a montadora chegou ao Brasil e em 2015 inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). 

BYD Campinas - Foto: Divulgação
BYD Campinas – Foto: Divulgação

Primeiro lugar na venda de carros elétricos

No último trimestre de 2023, a montadora chinesa superou a Tesla em vendas, tornando-se a maior vendedora de carros elétricos no mundo. 

Foram 3,02 milhões de eletrificados em 2023, uma alta de 62% em relação ao ano anterior, enquanto a Tesla comercializou 1,8 milhão de unidades (alta de 38%). 

Em 2024, a BYD chegou a marca de 10 milhões de unidades, entre híbridos e elétricos. Segundo a empresa, foram necessários 15 anos para produzir os primeiros 5 milhões e apenas 15 meses para alcançar os outros 5 milhões de unidades produzidas.

Comermoação dos 10 milhões de carros produzidos - Foto: Divulgação
Comermoação dos 10 milhões de carros produzidos – Foto: Divulgação

É uma história que começou com apenas 20 funcionários e hoje é uma corporação internacional com quase um milhão de colaboradores em todo o mundo. 

E os planos são de crescer ainda mais. A meta da BYD é  investir 100 bilhões de yuans (R$ 80 bilhões, na conversão direta) no desenvolvimento de tecnologias inteligentes que integram IA (inteligência artificial) a sistemas automotivos.

Parte desse montante vai para as novas fábricas fora da China: Brasil (em Camaçari – BA), Tailândia e México. 

Leia também:

Número de vendas da BYD no Brasil até agora é de surpreender

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA