3 soluções para pagar o IPVA 2025 atrasado e evitar pendências

Saiba como pagar o IPVA 2025 atrasado e veja as consequências da inadimplência do pagamento desse imposto

O IPVA atrasado pode trazer uma série de consequências para os motoristas. Por isso, desenvolvemos este guia que te ensina como regularizar as pendências financeiras. Acompanhe e tire suas dúvidas.

Quais são as consequências de rodar com o IPVA atrasado?

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A consequência mais grave é a impossibilidade de fazer o licenciamento do automóvel. E, caso seja parado em uma blitz, o licenciamento irregular resulta em perda de 7 pontos na carteira, multa de R$ 293,43 e até apreensão do veículo, dependendo de cada situação. 

div itemscope itemtype=”https://schema.org/VideoObject”>

Leia também:

IPVA atrasado pode tirar o direito de dirigir?

Não. Entre as principais consequências da inadimplência, destacam-se a multa diária e o risco de ter o CPF ou CNPJ inscrito na dívida ativa do estado. Em outras palavras, o dono do veículo fica com o “nome sujo”. Além disso, pode ter os bens penhorados para quitar a dívida do tributo. 

Como pagar o IPVA atrasado?

Existem várias formas de pagar o IPVA atrasado. Uma delas é no próprio site da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz). O Acordo Paulista é outra possibilidade. Também é possível fazer esse pagamento por meio de aplicativos como o Gringo.

O Garagem360 reforça a importância de sempre optar por meios oficiais e nunca fazer pagamentos em sites e aplicativos desconhecidos. Isso porque, criminosos têm usado o imposto como isca para aplicar golpes virtuais.

E você, já teve algum problema para regularizar o IPVA atrasado? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360. 

Leia também: Novo Tiggo 9 chega em 2025 e promete dar dor de cabeça para o Jeep Commander

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo