3 milhões de carros: conheça a fábrica argentina que se tornou um pilar para a Stellantis (Dona da Fiat)
A Stellantis celebra a marca de 3 milhões de carros produzidos em sua fábrica de El Palomar, na Argentina. Descubra a história da fábrica, os modelos que já saíram da linha de produção e a aposta em carros híbridos para o futuro.
A fábrica da Stellantis em El Palomar, na Argentina, acaba de atingir um marco histórico: a produção de 3 milhões de veículos. O feito não apenas celebra a tradição de uma unidade fabril com seis décadas de história, mas também consolida sua importância estratégica para o futuro da Stellantis na América do Sul, com a produção de carros híbridos.
Conheça a fábrica argentina que se tornou um pilar para a Stellantis
A fábrica de El Palomar tem um passado rico. Inaugurada em 1964, a unidade produziu ícones como o Fiat 600 e o Peugeot 504. Ao longo dos anos, a fábrica passou por diversas transformações, incorporando inovações tecnológicas e robótica nos processos de pintura e soldagem.
A união da Fiat e Peugeot na formação da SEVEL e, posteriormente, a criação da Stellantis, reforçaram a posição da fábrica como um polo industrial de excelência.
O veículo que marcou o 3 milionésimo foi um Peugeot 2008, um símbolo da evolução do complexo para um centro industrial moderno, com foco em competitividade, sustentabilidade e tecnologia. Atualmente, a fábrica produz os modelos Peugeot 208, 2008 e Partner, além do Citroën Berlingo, gerando empregos e fortalecendo a cadeia de fornecedores locais.
Nova era híbrida
O Presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, destacou que a fábrica está entrando em uma nova era com a produção do Peugeot 208 e 2008 com tecnologia híbrida. A mudança demonstra o compromisso da Stellantis em investir na Argentina, impulsionando a inovação e a mobilidade do futuro.
O marco de 3 milhões de veículos produzidos é um testemunho da capacidade, paixão e dedicação da equipe de El Palomar. O trabalho de milhares de colaboradores ao longo de seis décadas reafirma o papel fundamental da fábrica no desenvolvimento da indústria automotiva argentina e no crescimento da Stellantis na região.
Você conhecia a história da fábrica de El Palomar? Deixe sua opinião sobre esse marco histórico nos comentários.
Leia aqui: Oportunidade: Fiat Argo 1.0 Flex tem desconto de R$ 10 mil para rivalizar com Polo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.