3 marcas de carros que simplesmente ABANDONARAM o Brasil

Entre as marcas de carros que abandonaram o Brasil, 3 se destacam como exemplos do porque algumas montadoras não conseguem prosperar no mercado nacional. Seja por conta dos preços, falta de distribuidoras, ou mesmo desinteresse em competir com as já estabelecidas, vale a pena conhecer suas histórias.

Seat Córdoba (Foto: Divulgação/Seat)

Acredite ou não, estas 3 marcas de carro abandonaram o Brasil

Seat

A marca espanhola controlada pelo Grupo Volkswagen abre a nossa lista. A montadora iniciou as atividades no País em 1995, quando passou a vender o sedã Córdoba.

Outro modelo também comercializado pela marca por aqui foi o Ibiza, um hatch.

VEJA TAMBÉM

No entanto, em 2002, apenas 7 anos do início das operações locais, a marca desistiu de vender no Brasil e nos deu tchau.

Mazda

A Mazda, conhecida por seus carros esportivos e sedãs elegantes, fez parte do cenário automobilístico brasileiro durante um período significativo. Entre 1989 e 1999, a japonesa vendeu aqui modelos como o MX-3, MX-5 e 626, por meio da varejista Mesbla.

Infelizmente, a saída da Mazda foi provocada, principalmente, pelo fechamento da Mesbla, que levou a marca a encerrar suas operações no Brasil.

Desde então, ela não retornou ao mercado brasileiro e não há planos confirmados para seu retorno. A ausência da marca deixa uma lacuna no segmento de carros esportivos e sedãs premium, uma vez que a Mazda é reconhecida mundialmente por sua engenharia de ponta e design inovador.

Confira também: Donos do Renault Kwid E-Tech CHORAM com a chegada do Byd Dolphin. Será que perderam dinheiro?

Daihatsu

A Daihatsu, outra fabricante japonesa, conhecida por sua engenhosidade e eficiência, teve uma breve estadia no Brasil.

O Daihatsu Cuore é a expressão máxima da filosofia por trás dos compactos da marca (Imagem: Divulgação/Daihatsu)

A partir de 1994, a marca começou a importar veículos para o país, oferecendo modelos como Cuore, Applause e Terios. No entanto, em 1999, a Daihatsu interrompeu suas atividades no Brasil.

Um dos principais motivos para sua saída foi a alta do dólar, que tornou inviável a continuidade das importações. Embora tenha tido uma presença relativamente curta, a Daihatsu deixou sua marca no mercado brasileiro, conquistando fãs com sua abordagem única e veículos compactos de alta qualidade.

Estas 3 marcas de carros que abandonaram o Brasil deixam um gosto amargo para o mercado e admiradores. Apesar do nosso mercado ser vibrante e dar muitas oportunidades, ainda é um território difícil para algumas montadoras de nicho ou muito sofisticadas.

Adson LeonardoOlá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.
Fechar
Sair da versão mobile