Por que ninguém fala deles? 1, 2 e 3 carros compactos “esquecidos” que valem o investimento
Por que ninguém fala deles? 3 hatches "esquecidos" que valem a compra. São 3 modelos que ficariam bem em muitas garagens brasileiras. Veja quais são.
No segmento em que o VW Polo reina absoluto com 39.697 unidades em 2024, outros hatches “esquecidos” que valem a compra não vendem tanto.
Eles se destacam por pontos como motorização, espaço e tecnologia embarcada, mas ainda assim caíram no esquecimento do público brasileiro.
Trouxemos 3 deles, que talvez você compraria em condições mais interessantes. Acompanhe!
Vale a pena comprar esses 3 hatches esquecidos que valem a pena?
1 – Renault Sandero – o veterano em apuros
No 49º lugar entre os carros mais vendidos de janeiro a abril do ranking da Fenabrave, o Renault Sandero vendeu apenas 1.598 unidades no ano. Outrora um dos hatches mais populares do Brasil, o modelo deve estar prestes a deixar as concessionárias, o que pode ser o principal ponto da baixa nas vendas.
Entre os motivos estão concorrência acirrada, visto que ele concorre com GM Onix, VW Polo, Fiat Argo e Hyundai HB20. E ele é até mais caro que alguns deles com o preço sugerido a partir de R$ 84.470.
Além disso, o hatch da Renault ainda peca por não ter renovações relevantes no visual e motorização e o foco da marca em desenvolver SUVs. Recentemente lançou o Kardian, um SUV compacto, reduzindo ainda mais o foco no Sandero.
Leia também:
Fim de estoque – Renault Sandero não está mais no site da marca.
2 – Honda City hatch – é bom, mas é caro
No 39º lugar do ranking dos mais vendidos, o Honda City se destaca por seu design elegante, interior espaçoso e motorização acima dos atuais hatches com motor 1.0.
Embora tenha excelente tecnologia embarcada, o hatch só vendeu 3.485 unidades este ano. É menos de 10% do que vendeu o Polo no mesmo período.
Um dos principais motivos: o preço. O New City hatchback não sai por menos de R$ 113.600, quase 20 mil mais caro que o Polo e isso talvez não justifique a procura por um hatch com preço de SUV. Mesmo com o novo motor 1.5L com injeção direta de 126 cv, o City fica “esquecido” em sua categoria.
3 – Peugeot 208 – Charme francês em apuros
Esse vendeu um pouco mais do que os demais: 5.974 unidades em 2024, o que lhe deu a 30ª posição no ranking das vendas.
O Peugeot 208 é um excelente carro, que se destaca por seu design esportivo, dirigibilidade impecável e boa tecnologia embarcada. No entanto, ele não consegue se destacar em um mercado dominado por hatches mais populares.
E ele é mais barato que os concorrentes. Por R$ 77.990, você leva para casa a versão de entrada – Like 1.0 MT de 75 cv de potência (o mesmo usado no Fiat Argo). E por R$ 99.990 você leva a versão Style com motor 1.0 turbo com incríveis 130 cv de potência.
Nem a nova motorização e a modernidade foram suficientes para alavancar as vendas do 208. Entre os possíveis motivos estão o próprio público, um pouco desconfiado com os carros da Peugeot, o que é um grande equívoco, uma vez que se tratam de modelos confiáveis, com excelente pós-venda.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.