3 fatores que fizeram o VW Polo desbancar o Onix

O Polo agora é o hatch mais vendido do Brasil desbancando o até então intocável Onix. Quais fatores fizeram o Polo conseguir tal feito? Veja! 

O que vinha se desenhando, de fato aconteceu em setembro. O Volkswagen Polo agora é o hatch mais vendido do Brasil desbancando o até então intocável Chevrolet Onix. Quais fatores fizeram o Polo conseguir tal feito? Veja! 

Hatch da Volkswagen agora é o mais vendido da categoria no país (Foto: Divulgação)

Polo desbanca o Onix

Até junho deste ano era impensável não só o Volkswagen Polo, mas qualquer hatch desbancar o até então líder do segmento Chevrolet Onix. 

Absoluto na condição de carro 0 km mais popular de sua categoria, o Onix parecia que teria outro ano de protagonismo total, mas isso começou a mudar em julho. 

No mês em que o VW Polo registrou incríveis 16.471 emplacamentos e encostou no principal rival de segmento, surgiu a possibilidade de mudar o cenário. 

Em seguida, veio agosto e o Onix voltou a ser o hatch mais vendido, porém acompanhado de muito perto pelo seu novo principal rival. 

No entanto, em setembro, após o Polo superar novamente o Onix, o modelo da Volkswagen assumiu a ponta do segmento no acumulado do ano em 2023. Ou seja, período entre janeiro e setembro. 

Agora, somados os períodos dos primeiros nove meses do ano, o Volkswagen Polo conta com 71.927 emplacamentos contra 70.746 unidades comercializadas do Chevrolet Onix. 

Mas afinal, quais fizeram o VW Polo desbancar o Chevrolet Onix na liderança dos hatches vendidos no Brasil? Veja. 

Hatch da Volkswagen agora é o mais vendido da categoria no país (Foto: Divulgação)

Motorização

Não que o conjunto motor do Chevrolet Onix não entregue um bom desempenho, muito pelo contrário. 

Porém, nesse quesito, o Volkswagen Polo, desde sua versão de entrada, entrega uma ótima potência dentro de sua proposta. 

O modelo possui motorização 1.0 aspirado de três cilindros que desenvolve 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. 

Tradição

Se tem um quesito que o consumidor leva em conta independentemente dos atributos técnicos de um veículo, esse fator é a credibilidade de uma marca. 

Novamente é importante ressaltar que a Chevrolet também detém grande apelo no país, porém disputar com a Volkswagen é páreo duro. 

A disputa fica ainda mais difícil, quando levamos em conta o saudosismo do Polo, por ser o substituto do Gol, talvez o carro mais popular da história brasileira. 

Porta-malas

Apesar de tão compacto quanto o Onix, o Polo leva uma vantagem que pode ser decisiva para uma família (desde que não seja muito grande, convenhamos), o espaço para bagagens no porta-malas. 

Com capacidade para cerca de 300 litros, o hatch da Volkswagen possui espaço maior neste quesito do que o seu concorrente, com 30 litros a menos disponíveis.

Dessa forma, apesar de em alguns fatores o Chevrolet Onix ainda levar vantagem sobre o VW Polo, o público tem levado em conta especificidades que o modelo da Volks traz, além da crescente de emplacamentos que gera a sensação que move muita gente, a de fazer parte do melhor momento da montadora e do modelo na categoria.

Confira também: Entre Polo, HB20 e Onix, qual hatch levar para casa?

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile