255 mil motoristas precisam renovar a CNH em SP; saiba como fazer

255.337 motoristas habilitados no Estado de São Paulo que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida em janeiro e fevereiro deste ano têm até o próximo dia 30 para renovar o documento. Em parceria com o Poupatempo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) promove, neste sábado (19), o 1º mutirão de renovação da CNH no mês de novembro.

Até o final deste ano, outras duas ações estão programadas. Nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro serão realizados mais dois mutirões para atender, prioritariamente, quem precisar renovar a CNH vencida entre janeiro e abril de 2022, de acordo com o novo cronograma estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Saiba como renovar a CNH no mutirão do Poupatempo

Agendamento pode ser feito pelo aplicativo Poupatempo Digital (Foto: Divulgação/Poupatempo)

Para o primeiro sábado (19/11), serão 10 mil vagas destinadas ao serviço em todas as unidades do programa. O agendamento para o atendimento presencial está disponível desde quarta-feira (16) e deverá ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Neste ano, o Poupatempo já realizou mais de 3 milhões de atendimentos para renovar a CNH, sendo que menos da metade foi feita presencialmente. Ao longo de todo o ano passado, 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo e, desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%) foram realizadas de forma online.

O órgão ressalta que a renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). 

Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. 

O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Licenciamento 2022 para SP tem mudanças nas datas; confira alterações!
Imagem Ilustrativa

Por conta da pandemia de Covid-19, que impediu os atendimentos presenciais no ano passado, o Contran estabeleceu um novo calendário para a renovação da CNH.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar