22ª Baja SAE Brasil – Petrobras traz mudanças no regulamento

Competição reunirá 1.460 estudantes em São Paulo entre os dias 31 de março e 3 de abril

Universitários das cinco regiões brasileiras já estão se preparando para participar da 22ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobras, que será realizada entre os dias 31 de março e 3 de abril em São José dos Campos, no interior de São Paulo. E este ano o evento terá mudanças no regulamento.

As principais são relacionadas à segurança da prova. O abastecimento dos carros, por exemplo, agora deverá ser feito antes da inspeção. Também irão valer novas regras para o sistema elétrico do veículo e o controle de configuração do motor. E o espaço destinado ao abastecimento mudou por conta da obrigatoriedade do uso de contêineres para o combustível, sistema de reabastecimento, funil e extintor, reforçando, assim, a segurança e organização do local.

Optimized-5292_2

Veículos usados na competição têm estrutura tubular em aço e motor padrão de 10 cv  |Foto: Divulgação

Nesta edição, são 74 equipes inscritas, de 68 instituições de ensino superior e 1.460 estudantes de engenharia das cinco regiões brasileiras, que, assistidos por professores das universidades, desenvolveram e construíram projetos inovadores de carros para a competição. Além dos protótipos, os times são responsáveis pela administração e viabilização econômica do projeto.

O Sudeste lidera em número de equipes, com 44 (23 são de São Paulo, 10 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo), seguido pelo Nordeste, com 13 (quatro da Paraíba, três de Pernambuco, duas do Rio Grande do Norte, uma de Alagoas, uma da Bahia, uma do Maranhão e uma do Piauí).

O Sul inscreveu 11 (seis do Rio Grande do Sul, três do Paraná e duas de Santa Catarina), e o Centro-Oeste (Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com uma equipe cada) e Norte (Amazonas uma e Pará duas) serão representadas por três equipes cada.

As três escolas que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Rochester, que será realizada entre os dias 9 e 12 de junho, em Rochester, Nova York, nos Estados Unidos.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir projetos em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira à inovação”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE Brasil.

Carros

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 cavalos, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelos estudantes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

[info_box title=”Baja SAE Brasil – Petrobras“]

Data: 31 de março a 3 de abril

Horário: das 8h30 às 19h (dia 31/03), das 9h às 19h (1/04 e 2/04)  e das 9h15 às 15h (dia 3/04)
Local: Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, Bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos – SP

[/info_box]

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Talita Morais
Escrito por

Talita Morais

ASSISTA AGORA