20 maneiras de economizar combustível; veja lista completa de dicas
Nos últimos meses, os preços dos combustíveis cresceram consideravelmente. Veja aqui 20 maneiras de economizar combustível.
No ano passado, um dos assuntos que preocuparam os motoristas brasileiros foram os preços dos combustíveis. Isso porque os valores sofreram diversos reajustes durante o ano de 2021. O preço da gasolina, por exemplo, ficou bem próximo dos R$ 8. Quem também teve seus preços reajustados foram o etanol e o diesel. Mas como fazer para driblar estes crescimentos? Veja aqui 20 maneiras de economizar combustível.
Uma seleção com 20 maneiras de economizar combustível
20 maneiras de economizar combustível – 1) Troca de óleo do Motor
Começamos falando do óleo do motor. Ele é bastante importante para manter todas as peças do propulsor do veículo limpos. Além de evitar que o motor se superaqueça. E as trocas dele devem ser feitas no tempo certo para aumentar a vida útil do motor. Além disso, elas fazem com que o consumo de gasolina não aumente. Uma boa dica é seguir as instruções do manual do proprietário. Ele mostrará os prazos corretos para troca e o tipo de óleo correto.
2) Sistema de arrefecimento
Você já ouviu falar do sistema de arrefecimento do carro? Este fica responsável por manter o motor dos carros refrigerado e manter uma temperatura ideal para o seu funcionamento. O que pode ajudar a melhorar o consumo do carro. E para que isso aconteça, o fluido de arrefecimento percorre por toda a área interna do propulsor. Lá, ele se aquece para retirar o calor. Isso sem chegar perto daqueles componentes que são responsáveis pela combustão.
Agora, quando ele chega ao radiador, é feita a troca de calor. Assim o motor funciona perfeitamente e na temperatura ideal. Estando neste estado, o consumo de combustível pode melhorar. Por isso que o sistema de arrefecimento deve estar funcionando perfeitamente.
3 e 4) O ar-condicionado aumenta o consumo na cidade? E na estrada?
Falaremos agora de um item que gera bastante dúvidas nas pessoas. Afinal, o ar-condicionado interfere no consumo de combustível? A resposta é sim, visto que ele é operado pelo motor do carro. Mas existem dicas para usá-lo. Na cidade, quando o carro estiver em baixas velocidades, é recomendado que o motorista use o equipamento apenas quando necessário.
E na estrada? Neste caso, o recomendado é usá-lo com os vidros fechados. Isso porque a resistência do ar será menor. O que será menor também é o gasto com combustível (ele só gastará porque o ar-condicionado estará ligado).
5) Manutenção Preventiva
Cuidar da manutenção do veículo é bastante importante. Isso porque o carro em mal estado pode causar diversos prejuízos materiais e financeiros. E cuidar do carro pode fazer com que o número de paradas no postos de gasolina seja menor. Caso o motor esteja regulado, por exemplo, ele irá consumir menos combustível. Por isso, o importante é verificar sempre as condições do veículo. Sem falar que é extremamente importante ficar de olho com as revisões periódicas.
6) Escolher entre gasolina e etanol
A situação a seguir já aconteceu com várias pessoas: você chega ao posto e fica em dúvida sobre qual combustível colocar em seu carro? E caso você tenha um carro bicombustível, uma conta bastante simples vai ajudar qual dos dois está valendo mais a pena. Você irá dividir preço do etanol pelo valor cobrado pela gasolina. Caso o resultado for menor que 0,7, escolha o etanol. Agora, se o número for superior, vá de gasolina. Lembrando que é sempre importante acompanhar o consumo do combustível no computador de bordo do carro.
7) Pneus murchos
Os pneus são bastante importantes para o carro. E andar com eles murchos podem ser prejudiciais. Além da aumentar o risco de acidentes, ele irá forçar mais o motor. O que causará o aumento do combustível. Para evitar estes problemas, o recomendado é calibrar o pneu periodicamente (semanalmente, por exemplo) com a pressão recomendada pela montadora. Estes dados podem se encontrados no manual do veículo.
8) Limpeza do sistema pelo tanque
O preço da combustível cresceu bastante nos últimos meses. E manter o sistema limpo pode fazer com que o consumo diminua. Especialistas recomendam que os motoristas façam o uso de produtos para fazer a limpeza das peças internas. Isso fará com com que o combustível renda mais e ainda trabalhe em um sistema bastante limpo.
9) Encher o tanque “até a boca”
Muitas pessoas costumam “completar o tanque” na hora do abastecimento. E os frentistas precisam tomar cuidado na hora de colocar o combustível no carro. Não é recomendado encher o tanque até o final. O combustível pode vazar e deixar o cânister cheio de líquido. A filtragem de vapores também pode ficar comprometida.
10) Fazer alinhamento e balanceamento
Um outro item bastante importante nesta lista com 20 maneiras de economizar combustível é o alinhamento e o balanceamento. A realização destes serviços é bastante importante para que os ângulos das rodas não fiquem desajustados e para que as rodas consigam rodar sem vibrações. E não fazer estes serviços podem causar diversos problemas. A dirigibilidade é afetada, por exemplo. E o consumo pode aumentar caso o carro esteja puxando para um único lado. O carro também começa a trepidar. Por isso, é bom realizar o alinhamento e o balanceamento do veículo.
11) Tratamento para cárter de motor
O que também pode ajudar a melhorar o consumo é um tratamento para cárter de motor. Ele oferece mais proteção ao propulsor do veículo. Além de aumentar o desempenho do lubrificante. Sem falar que protege alguns componentes do motor. De acordo com a empresa Promax Bardahl, ele forma uma película protetora de ação polar. A proteção acontece nas partidas a frio. Sem fala que limpa e evita com que resíduos da queima de combustível se formem.
12) Escolha do postos de combustível
Os motoristas precisam tomar bastante cuidado na hora de abastecer. Isso porque a gasolina (etano ou diesel) que está sendo colocada em seu veículo pode estar adulterada. E isso pode causar sérios problemas com o seu veículo. Por isso, recomenda-se que o motorista sempre em um posto de confiança e desconfie dos preços praticados. Ele também pode pedir para que o frentista realize testes para comprovar a qualidade do combustível. Além de pedir o cupom fiscal;
13) Troca de filtros
Chegou a hora de falar da importância da substituição de todos os filtros disponíveis no carros. No caso, estamos falando do filtro de ar, do filtro de óleo e do filtro de combustível. A troca de todos eles é necessária porque eles evitam que impurezas entrem no carro e causem problemas mais sérios. A Promax Bardahl explica que um filtro de ar com sujeiras pode reduzir a admissão de ar no propulsor do carro e gastar mais. O mesmo pode acontecer com outros filtros.
14) Andar com o tanque vazio
Falamos acima que o motorista deve evitar andar com o carro com o tanque de combustível cheio. Mas é importante lembrar que o carro não pode andar também com o tanque muito vazio. Isso porque a bomba de combustível pode aquecer. Por conta da força que será necessária para o seu funcionamento, o componente poderá ficar danificado. Mas este não é o único problema de se dirigir na reserva. De acordo com o site iCarros, fazer isso pode causar uma pane seca, problemas com o sistema de injeção e entre outros problemas.
15) Não fique com o carro ligado sem necessidade
Alguns problemas no veículo podem elevar o consumo de combustível. Mas a quantidade de combustível usado pelo carro também depende da forma com que o motorista o conduz. Uma boa dica é manter o veículo desligado enquanto estiver parado. Isso pode ser prejudicial. Hoje, muitos carros estão equipados com o sistema Start & Stop. Ele pode ser bastante útil. Isso porque ele faz com que o motor desligue quando o carro para e liga novamente quando o carro começar a se mover. Seu principal objetivo é justamente tornar o carro mais econômico.
16 e 17) Aceleração e desaceleração
Todo mundo possui seu próprio estilo de direção. Mas você pode adaptar seu estilo para que o seu carro gaste menos combustível. Conduzir o seu veículo de forma suave pode ser uma das formas de se economizar gasolina, etanol ou diesel. Você pode, por exemplo, controlar a pressão que o seu pé exerce sobre o pedal de aceleração em arrancadas e retomadas.
A desaceleração antecipada também se torna algo necessário para cortar custos. É recomendado tirar o pé do acelerador quando estiver próximo ao ponto de frenagem. Isso fará com que o carro perca velocidade. Isso pode ser bom para a saúde dos freios também.
18) Troca de marchas corretas
Leia mais: Top 10 oficial dos carros mais vendidos em fevereiro no Brasil; Strada lidera de novo
Os dono de carros com câmbio manual também devem tomar cuidado na hora de trocar as marchas. Para você economizar combustível, é ideal fazer estas trocas no momento correto. Ou seja, o condutor não pode esticar as marchas e trocar na rotação correta. Lembrando que alguns carros mostram o melhor momento para esta ação. Isso irá economizar combustível e aumentar a vida útil do carro.
19) Banguela
Mais uma atitude que você deve mudar para economizar combustível. Muitos motoristas deixam o carro se movimentar desengatado (em marcha lenta). Isso é popularmente chamado de “banguela”. E isso pode fazer com que o carro gaste mais combustível. No caso, os carros com injeção eletrônica consegue identificar quando o carro está passando por trechos em declive e ele irá parar de injetar combustível. E graças a força exercida quando o motorista engatar uma marcha, o consumo acaba aumentando.
20) Peso do veículo
Por fim, falaremos do peso total do veículo. Este tópico entra em nossa lista com 20 maneiras de economizar combustível porque muitas pessoas ainda andam pelas ruas com a capacidade de carga acima do permitido. E isso causará um gasto maior de combustível. Afinal, o motor terá que fazer mais força para locomover. Neste caso, é recomendável andar abaixo da capacidade de carga permitida pela montadora. Este dado você também pode encontrar no manual do proprietário.
Com informações de Promax Bardahl
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.