20 anos de Honda Civic no Brasil: veja a evolução do modelo

Notícias 10 de novembro de 2017 Da Redação, com assessoria 0

Há 20 anos, o Honda Civic começava a ser produzido no Brasil. De 1997 para cá, o modelo foi oferecido no mercado em cinco gerações e vendeu mais de 630 mil unidades ao redor do País – somando os carros importados, o número de vendas do sedã sobe para mais de 650 mil.

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6ª geração – 1997
A sexta geração do Civic foi a primeira a ser fabricada no brasil. O carro tinha tecnologias como suspensão independente, barras de proteção contra impactos laterais nas portas, um moderno motor com bloco e cabeçote em alumínio, dentre outros diferenciais de série, como direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos em todas as portas e abertura de porta-malas e tanque por dentro do veículo.

Nas versões mais completas, o Civic oferecia tecnologias de segurança como freios ABS e airbag duplo, bem como itens de conforto, como controle de cruzeiro e transmissão automática. Em 1999, o modelo recebeu um leve facelift e mais equipamentos.

7ª geração – 2000
A sétima geração do Civic foi lançada no Brasil em dezembro de 2000. A nova versão era um projeto que incorporava inovações construtivas inéditas no segmento, como o assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros. Com mais espaço interno, porta-malas com maior volume e motorização mais eficiente e potente – de quatro cilindros em linha, 1.7, de 115 cv ou 130 cv, dependendo da versão.

As linhas de entrada passaram a incorporar mais itens de série, como os airbags duplos à partir da versão LX. O resultado é que o modelo fechou o ano de 2001 como líder de vendas no segmento, com 21.402 unidades comercializadas naquele ano. Em 2004, quando chegou à marca de 100 mil unidades comercializadas no País, o carro da Honda passou por um novo facelift.

8ª geração – 2006
Em abril de 2006 a Honda apresentou o New Civic. Ele se destacou pelo design futurista com linhas arrojadas, painel com informações distribuídas em dois displays e uma ergonomia diferenciada, com os comandos voltados para o motorista. 

Em março de 2007, a montadora lançou o Civic Si. O sedã esportivo trazia motor 2.0 i-VTEC de 192 cv, transmissão manual de seis velocidades, com diferencial de deslizamento limitado, bem como suspensões, freios e conjunto de rodas e pneus esportivos. Internamente, o Si incorporava um novo painel, com iluminação vermelha e shift light integrado e bancos esportivos com costura vermelha.  Em seu primeiro ano de vendas no Brasil, o modelo teve quase duas mil unidades comercializadas.

Em 2009, o New Civic passou por sua primeira atualização visual, enquanto a versão EXS passava a adotar o sistema VSA de controle de tração e estabilidade, já presente no Si desde seu lançamento.

9ª geração – 2012
Comercializado em três versões, o Civic de nona geração introduziu a central multimídia i-Mid, de 5 polegadas, com conexões Bluetooth e USB, direção elétrica adaptativa MA-EPS, que atuava em conjunto com o VSA na versão EX-S, bem como o botão ECON em todas as versões, que permitia uma condução mais econômica.

O sedã ficou ligeiramente maior, com o comprimento ampliado para 4,5 metros, enquanto a capacidade de combustível aumentava para 57 litros. A versão EX-S ficou ainda mais segura, com a introdução de airbags laterais. Em 2014, o modelo recebeu a nova motorização 2.0 i-VTEC FlexOne e, no ano seguinte, passou por leves retoques visuais e incorporou o sistema FlexOne para toda a linha.

10ª Geração – 2016
Lançada em agosto de 2016, a décima geração continua no mercado até hoje. O Novo Civic foi o primeiro modelo da Honda no Brasil a introduzir a motorização turbo combinada à transmissão CVT.

O modelo Civic Geração 10 foi desenvolvido para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu segmento e para competir com sedãs sofisticados em aspectos-chave, como sensação ao volante, precisão de direção, qualidade de rodagem e nível de ruído e vibração.

Na galeria, confira as diferenças entre a a sexta geração do Honda Civic (a primeira produzida no Brasil) e a décima geração (atual):

 
 
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