2 milhões de veículos em recall: entenda a importância de comparecer ao chamado

O recall é a convocação obrigatória por fabricantes para que um produto passe pela correção de um defeito que pode oferecer risco à saúde e à segurança de clientes. Trata-se de uma regra prevista no Código de Defesa do Consumidor. Nos últimos 6 meses, mais de 2 milhões de veículos foram chamados no Brasil.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

“No universo automobilístico, esses chamados também acontecem uma vez que qualquer falha mecânica, eletrônica ou de montagem no veículo pode em algumas situações colocar em risco a proteção, integridade ou segurança de passageiros”, explica Emerson Feliciano, superintendente do Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE (CESVI BRASIL/MAPFRE).

Todo serviço a ser prestado na convocação deve ser gratuito, uma vez que é de responsabilidade da montadora reparar os defeitos de fabricação identificados. “Numa situação de recall, o proprietário está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Apesar de não haver prazo determinado para o conserto, o ideal é fazê-lo o quanto antes para diminuir a possibilidade de acidentes. “É imprescindível que os proprietários de carros atendam ao recall e procurem uma concessionária”, alerta Feliciano.

O especialista ressalta ainda que o aumento de recalls é uma evidência de que tanto o mercado como as montadoras estão mais atentos aos diretos da população e a questões de segurança do veículo. “As convocações aumentaram nos últimos anos porque os problemas são mais investigados, ou seja, a segurança nunca esteve tão em pauta quanto atualmente”, finaliza.

Vale a pena conferir
Para saber se o automóvel foi convocado em algum momento, o proprietário pode acessar o portal do Ministério da Justiça (http://portal.mj.gov.br/recall/), que lista todos os recalls realizados, além de especificar os defeitos e o que eles podem provocar. Quem comprou um carro usado e quer saber se um defeito de fábrica foi corrigido pode acessar o Portal de Serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/), fazer um cadastro e informar o chassi do carro.

No álbum, você confere os últimos modelos chamados de volta às concessionárias.

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile