1º posto para carros elétricos do Brasil permite “encher o tanque” com R$ 79

O primeiro posto para carros elétricos do Brasil foi inaugurado em São Paulo; recarga completa da bateria pode custar menos de R$ 80

O primeiro posto para carros elétricos do Brasil foi inaugurado na quarta-feira (7). Com carregadores ultrarrápidos, o local foi idealizado por meio de uma parceria entre as empresas Vibra, EZVolt e 99. No eletroposto, é possível recarregar por completo a bateria de um veículo elétrico por menos de R$ 80. Confira os detalhes a seguir. 

Recarga completa da bateria de um Nissan Leaf custa menos de R$ 80 no novo eletroposto (Foto: Divulgação/Vibra)

Onde fica e como funciona o primeiro posto para carros elétricos do Brasil?

O posto 100% elétrico da EZVolt está localizado em São Paulo (SP), cidade que tem a maior parte da frota de veículos elétricos e híbridos plug-in no Brasil. O eletroposto fica na Rua Oiti, 72, no bairro Jardim Anália Franco, e terá horário de funcionamento das 7h às 22h.

Os motoristas terão à disposição no eletroposto quatro carregadores, com oito pontos ao todo de recarga simultânea. Os plugues disponíveis são dos tipos CCS 2, Chademo e Tipo 2, que atendem à enorme maioria dos elétricos e híbridos plug-in à venda no Brasil. 

O primeiro posto para carros elétricos do Brasil está equipado com o carregador público mais rápido de São Paulo, com potência de 200 kW, de acordo com a empresa. Com esta potência, é possível recarregar rapidamente não apenas carros de passeio, mas também ônibus e caminhões elétricos – como o VW e-Delivery, por exemplo.

O estabelecimento foi projetado para que os clientes possam ter maior conforto enquanto aguardam a recarga da bateria do veículo – o que, com o modo ultrarrápido, pode levar apenas meia hora. No local, há uma sala de espera climatizada, com sofá, televisão e internet Wi-Fi para os motoristas. No caso dos motoristas profissionais (de frotas ou aplicativos de viagem), há ainda uma área externa para descanso e refeições, além de banheiros.

Carregadores ultrarrápidos trazem diferentes tipos de plugues para híbridos plug-in e elétricos (Foto: Divulgação/Vibra)

Recarga custa menos que “encher o tanque” de carro a combustão

A operação do posto está a cargo da empresa EZVolt. As recargas serão pagas e poderão ser feitas por meio do aplicativo da empresa, utilizando como meio de pagamento um cartão de crédito ou o Ticket Car. 

O valor da recarga é de R$ 1,97 para cada kWh. No caso de um Nissan Leaf 2023, que tem bateria de 40 kWh de capacidade, o custo total para atingir o nível máximo de 100% (considerando um hipotético nível inicial de 0%) será de R$ 78,80. A autonomia do modelo da Nissan é de 272 km.

“Sabemos que a eletromobilidade vem ganhando bastante relevância na logística das empresas e isso será sentido cada vez mais no Brasil devido não apenas às políticas públicas, mas à consciência social. Seremos líderes em infraestrutura de recarga veicular, com uma estrutura robusta a serviço dos nossos clientes. Este é apenas o primeiro dos postos 100% elétricos que vamos inaugurar”, explica o diretor vice-presidente executivo de comercial B2B da Vibra, Bernardo Kos Winik.

Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

wpDiscuz
Sair da versão mobile