19 km/l ou 30 km/l? Afinal, qual o consumo do Toyota Yaris Cross?
Yaris Cross: qual o consumo real do novo SUV da Toyota? Descubra a verdade sobre os 19 km/l ou 30 km/l prometidos pelo modelo híbrido e 1.5 flex
O aguardado Toyota Yaris Cross está prestes a desembarcar no mercado brasileiro, e uma das grandes expectativas em torno do novo SUV compacto é, sem dúvida, o seu consumo de combustível. Com projeções que variam entre 19 km/l e até 30 km/l ou mais, a dúvida paira: qual será o verdadeiro desempenho do Yaris Cross no quesito economia?
Qual o consumo do Toyota Yaris Cross?
O Toyota Yaris Cross será oferecido no Brasil com duas configurações mecânicas distintas, ambas flexíveis (compatíveis com etanol e gasolina), o que justifica a variação nas estimativas de consumo:
Motor 1.5 Flex Aspirado (Versões de Entrada): Para as versões de entrada, o Yaris Cross contará com um motor 1.5 flex aspirado, acoplado a um câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) que simula 7 marchas. Esse conjunto deve entregar cerca de 110 cv com etanol. As projeções de consumo para essa configuração são mais modestas, girando em torno de 8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, e 12 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina.
Até 19 km/l com gasolina na estrada: Segundo informações, o Yaris Cross XLS Hybrid pode alcançar até 19 km/l na estrada com gasolina, um número já bastante competitivo no segmento de SUVs compactos.
Potenciais 21,5 km/l a 32 km/l na cidade: O modelo tailandês do Yaris Cross híbrido pode chegar a 21,5 km/l com gasolina na cidade, e algumas projeções ainda mais otimistas mencionam médias de até 30 km/l ou 32 km/l em determinadas condições urbanas.
Essa alta eficiência em ciclo urbano é uma característica marcante dos veículos híbridos, que aproveitam melhor o motor elétrico em baixas velocidades e no anda e para do trânsito.
Motor 1.5 Flex Aspirado (Versões de Entrada): Para as versões de entrada, o Yaris Cross contará com um motor 1.5 flex aspirado, acoplado a um câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) que simula 7 marchas. Esse conjunto deve entregar cerca de 110 cv com etanol. As projeções de consumo para essa configuração são mais modestas, girando em torno de 8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, e 12 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina.
Motor Híbrido Flex (Versões Mais Eficientes): A grande aposta da Toyota para o Yaris Cross e o motivo das projeções de alto consumo está na versão híbrida flex. Este modelo combinará um motor 1.5 de ciclo Atkinson com um motor elétrico, entregando uma potência combinada de aproximadamente 115 cv. É essa versão que promete números impressionantes.
Até 19 km/l com gasolina na estrada: Segundo informações, ohttps://garagem360.com.br/toyota-yaris-cross-tera-producao-nacional-versao-hibrida-e-promete-ser-o-futuro-da-toyota-no-brasil/ pode alcançar até 19 km/l na estrada com gasolina, um número já bastante competitivo no segmento de SUVs compactos.
Potenciais 21,5 km/l a 32 km/l na cidade: O modelo tailandês do Yaris Cross híbrido pode chegar a 21,5 km/l com gasolina na cidade, e algumas projeções ainda mais otimistas mencionam médias de até 30 km/l ou 32 km/l em determinadas condições urbanas.
Essa alta eficiência em ciclo urbano é uma característica marcante dos veículos híbridos, que aproveitam melhor o motor elétrico em baixas velocidades e no anda e para do trânsito.
A Tecnologia por trás da eficiência
A chave para o consumo excepcional do Yaris Cross híbrido está na sinergia entre o motor a combustão e o propulsor elétrico. O motor 1.5 de ciclo Atkinson é otimizado para eficiência, enquanto o motor elétrico e o câmbio e-CVT permitem que o veículo opere em modo puramente elétrico em certas situações, ou combine as duas fontes de energia para máxima eficiência. O sistema de frenagem regenerativa recarrega as baterias durante as desacelerações, minimizando o desperdício de energia.
Embora o tanque de combustível da versão híbrida seja menor (36 litros contra 42 litros nas versões apenas a combustão), o baixo consumo garante uma autonomia satisfatória.
Com a promessa de ser um dos SUVs compactos mais econômicos do mercado, especialmente em sua versão híbrida, o Toyota Yaris Cross chega para agitar a concorrência.
Se os números de consumo homologados pelo Inmetro confirmarem as projeções mais otimistas, o modelo da Toyota poderá se posicionar como uma referência em eficiência, oferecendo uma alternativa atraente para quem busca economia de combustível sem abrir mão do espaço e da versatilidade de um SUV.
Resta aguardar o lançamento oficial e os testes práticos para confirmar se o Yaris Cross fará jus às expectativas, entregando o consumo prometido nas ruas e estradas brasileiras.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.