14% dos veículos não fizeram licenciamento em junho; como pagar atrasado?

De acordo com levantamento da Auto Indústria, nos primeiros 20 dias do mês de junho o licenciamento 2021 de veículos apresentou um recuo de 14%, no comparativo com o mesmo período do mês anterior.

Assim, reafirmando a crise financeira trazida com a pandemia da Covid-19. Além disso, as dificuldades pelas quais o mercado automotivo vem enfrentando.

licenciamento
Foto: Denatran

 

14% ainda não licenciou o veículo, diz levantamento

Um dos motivos do recuo do licenciamento 2021 não se deve apenas ao fato de proprietários de veículos não terem, até o momento, pagado a taxa. Mas, também, à paralisação de linhas de montagem de diversas montadoras. Por exemplo, por falta de componentes e, como consequência, redução da oferta de veículos em revendas.

De acordo com o levantamento, foram emplacados no período 97,2 mil automóveis leves. Com isso, uma queda de mais de 10% em relação aos primeiros dois terços de maio –  quando mais de 113 mil veículos chegaram às ruas.

Foto: FGV

 

Como pagar licenciamento em atraso

Assim, quem está dentro da previsão dos 14% que ainda não pagaram o licenciamento de junho, tem até o dia 30 do mês para regularizar a situação. Caso contrário, o pagamento em atraso incide em juros e multas. Além disso, circular com o veículo sem estar com o licenciamento em dia é infração gravíssima que rende 7 pontos na carteira.

O recomendável é pagar o licenciamento até o último dia referente ao final da placa do veículo. No entanto, se o proprietário não conseguir é preciso entrar no site do Detran do emplacamento do veículo ou do Denatran.

Em seguida, se cadastrar e informar o número do Renavam. Um boleto será gerado com o valor do licenciamento, além de juros e multas. Vale ressaltar que mesmo fazendo o pagamento, se houverem outras pendências em relação ao veículo ou ao proprietário, o bem permanecerá em situação irregular.

Além disso, é possível pagar o licenciamento em agências bancárias, sem boleto. No caso, informando o número do Renavam.

Aproveite e confira os 18 serviços do Detran para solicitar online!

Vale ressaltar que além do valor para licenciar, a multa é de R$ 293,47. No estado de São Paulo, por exemplo, o valor do licenciamento 2021, sem encargos por atraso é de  R$ 131,80.

licenciamento
Foto: Denatran

Com informações da Auto Indústria

 

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar