14% dos veículos não fizeram licenciamento em junho; como pagar atrasado?

Licenciamento 2021: em junho, 14% ainda não pagaram a taxa. Saiba como fazer o pagamento em atraso e as possíveis penalidades.

De acordo com levantamento da Auto Indústria, nos primeiros 20 dias do mês de junho o licenciamento 2021 de veículos apresentou um recuo de 14%, no comparativo com o mesmo período do mês anterior.

Assim, reafirmando a crise financeira trazida com a pandemia da Covid-19. Além disso, as dificuldades pelas quais o mercado automotivo vem enfrentando.

licenciamento

Foto: Denatran

 

14% ainda não licenciou o veículo, diz levantamento

Um dos motivos do recuo do licenciamento 2021 não se deve apenas ao fato de proprietários de veículos não terem, até o momento, pagado a taxa. Mas, também, à paralisação de linhas de montagem de diversas montadoras. Por exemplo, por falta de componentes e, como consequência, redução da oferta de veículos em revendas.

De acordo com o levantamento, foram emplacados no período 97,2 mil automóveis leves. Com isso, uma queda de mais de 10% em relação aos primeiros dois terços de maio –  quando mais de 113 mil veículos chegaram às ruas.

Foto: FGV

 

Como pagar licenciamento em atraso

Assim, quem está dentro da previsão dos 14% que ainda não pagaram o licenciamento de junho, tem até o dia 30 do mês para regularizar a situação. Caso contrário, o pagamento em atraso incide em juros e multas. Além disso, circular com o veículo sem estar com o licenciamento em dia é infração gravíssima que rende 7 pontos na carteira.

O recomendável é pagar o licenciamento até o último dia referente ao final da placa do veículo. No entanto, se o proprietário não conseguir é preciso entrar no site do Detran do emplacamento do veículo ou do Denatran.

Em seguida, se cadastrar e informar o número do Renavam. Um boleto será gerado com o valor do licenciamento, além de juros e multas. Vale ressaltar que mesmo fazendo o pagamento, se houverem outras pendências em relação ao veículo ou ao proprietário, o bem permanecerá em situação irregular.

Além disso, é possível pagar o licenciamento em agências bancárias, sem boleto. No caso, informando o número do Renavam.

Aproveite e confira os 18 serviços do Detran para solicitar online!

Vale ressaltar que além do valor para licenciar, a multa é de R$ 293,47. No estado de São Paulo, por exemplo, o valor do licenciamento 2021, sem encargos por atraso é de  R$ 131,80.

licenciamento

Foto: Denatran

Com informações da Auto Indústria

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA