1,2,3 e 4 cuidados com o pneu do seu carro antes de pegar a estrada nas férias
Veja as dicas da Continental com os principais 4 cuidados com o pneu do seu carro antes de pegar a estrada nas férias.
As férias escolares de julho estão chegando e muitas famílias já planejam viajar. Mas antes de pegar a estrada é preciso fazer uma revisão completa no veículo, sem esquecer dos pneus do seu carro.
Como eles estão em contato direto com o asfalto, precisam estar nas melhores condições possíveis. Do contrário, é melhor ficar em casa.
Quais os cuidados com o pneu do seu carro antes de pegar a estrada?
Confira as dicas da Continental, uma das mais conceituadas fabricantes, para garantir que seus pneus estejam prontos para enfrentar qualquer percurso com segurança e eficiência:
1. Calibragem: primeiro passo para a segurança
Seus pneus precisam estar calibrados corretamente. Quando estão com baixa pressão ou com a pressão errada, o desgaste fica irregular. Na melhor hipótese, isso vai causar apenas o aumento do consumo de combustível, mas em situações extremas pode comprometer a estabilidade do veículo.
A dica da Continental é calibrar os pneus a frio (se possível). Além disso, verifique no manual do veículo a pressão recomendada e ajuste conforme necessário.
2. Balanceamento e Alinhamento: harmonia dos pneus
Qualquer vibração no volante já é motivo de alerta. O ideal é fazer o alinhamento e balanceamento das rodas periodicamente, mas se sentir essa vibração ou “puxando” para um dos lados, corra para o mecânico.
O balanceamento e alinhamento são procedimentos simples, que não custam caro, mas são indispensáveis tanto no cotidiano, quanto em viagens.
Leia também:
Pneus do futuro farão manutenção própria e até poderão reparar danos de forma automática
Pneus do futuro farão manutenção própria e até poderão reparar danos de forma automática
3. Inimigos silenciosos: atenção
“Antes de pegar a estrada, faça uma inspeção visual detalhada em busca de furos, cortes ou bolhas nos pneus. Pequenos danos podem se tornar grandes problemas durante a viagem. Inspecione também a profundidade dos sulcos dos pneus. A profundidade mínima legal é de 1,6 mm”, alerta a Continental.
4. Estepe: o herói esquecido
Não esqueça do estepe, uma vez que ele pode ser o herói salvador em uma emergência. Não só antes de pegar a estrada, mas sempre que possível verifique como está o estepe, se possui furos e se está calibrado corretamente.
Certifique-se também se as ferramentas para a troca dos pneus estão no carro e em boas condições. Macaco, chave de roda e triângulo, além de indispensáveis, podem render multa se eles forem esquecidos.
Esses pequenos cuidados vão te preparar para qualquer imprevisto, aumentar sua segurança, da sua família e das demais famílias que vão partilhar com vocês a estrada nas férias.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.