O mês de junho marca o centésimo quinto aniversário de uma das fabricantes de veículos mais conhecida dos brasileiros, a Citroën; relembre alguns destaques da montadora.
Citroën faz 105 anos
O Brasil conta com algumas influências históricas da cultura francesa em nossa sociedade, entre elas os veículos fabricados pela Citroën.
Em junho, a montadora que faz parte do Grupo Stellantis, completa 105 anos de fundação com um grande legado no país europeu, aqui e no mundo todo.
Criada por André Citroën em 1911 na cidade de Paris, a marca que inovou o segmento ao longo de mais de um século, principalmente no mercado local, contribuiu e muito para avanços na comunicação e desenvolvimento de tecnologia automotiva.
Confira modelos da Citroën que marcaram épocas e são os principais destaques da rica história da montadora.
Traction Avant
O Traction Avant, apresentado em abril de 1934, foi o primeiro modelo da marca a combinar suspensão independente, carroceria monobloco, tração dianteira e freios hidráulicos.
5 CV
Apresentado há 102 anos no Salão Automóvel de Paris, o 5 CV foi o primeiro automóvel concebido para as mulheres em uma época totalmente distinta da atual.
Leve e com motor de 4 cilindros, o 5 CV contava com manutenção muito simples, além de pneus estreitos que tornavam a condução mais suave.
2 CV
O Salão do Automóvel é um cenário crucial quando falamos da história de qualquer montadora e da mesma forma ocorre com a Citroën.
Na edição de 1948, a marca apresentou o 2 CV, a partir do projeto “TPV” (“Toute Petite Voiture” ou “carro muito pequeno”) de 1936.
O objetivo da Citroën era inovar na versatilidade dos seus carros e para isso o 2 CV contava com motor bicilíndrico plano de 9 cv, 375 cc e refrigeração a ar.
O modelo atingia uma velocidade máxima de 50 km/h e foi considerado uma verdadeira revolução na indústria em se falando da primeira metade do século 20.
TUB
Não é somente entre os veículos leves que a Citroën tem uma rica história.
Quando falamos de modelos utilitários, a montadora francesa tem em seu início de jornada o impactante Citroën TUB, produzido entre 1939 e 1941 e que inaugurou no mercado o conceito de tração dianteira.
Xsara Picasso
O início de uma das linhas mais famosas da marca até hoje foi inaugurada em 2001 com o Xsara Picasso, que representou o início da produção da Citroën no Brasil.
C3
Dois anos depois, a Citroën lançou o C3, um novo conceito de carro popular, considerado uma solução prática para o dia a dia na cidade e ainda presente no país nos dias atuais.
Confira também: Stellantis confirma a chegada de novo carro INÉDITO que será produzido no RJ