Confira os 10 SUVs mais vendidos do Brasil em janeiro de 2023
Veja quais são os SUVs mais vendidos do Brasil em janeiro de 2023; lista traz utilitários esportivos compactos e médios
O Chevrolet Tracker, bem como o Hyundai Creta e o VW T-Cross, foram os destaques entre os SUVs mais vendidos do Brasil em janeiro de 2023. Considerando o ranking geral, são quatro modelos da categoria de utilitários esportivos presentes no top 10; veja os detalhes.
Veja quais foram os SUVs mais vendidos do Brasil em janeiro
O primeiro mês do ano já passou, porém, nada mudou. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, o Chevrolet Tracker permanece como SUV mais vendido do mercado brasileiro.
O veículo conseguiu o feito após emplacar mais quase 5,3 mil unidades em janeiro de 2023. No ranking geral, ele também ficou em uma boa posição, a quarta, atrás apenas de Chevrolet Onix, Fiat Strada e Chevrolet Onix Plus.
Já o segundo colocado do ranking de utilitários esportivos foi o Hyundai Creta, com 4,9 mil emplacamentos registados durante os 31 dias do último mês. Já no ranking geral, o modelo conseguiu se posicionar na quinta posição.
Logo atrás está o VW T-Cross, com pouco mais de 4,4 mil unidades vendidas. O SUV da marca alemã ficou em sétimo colocado considerando todos os segmentos de carros.
A quarta posição dos SUVs mais vendidos do Brasil foi ocupada pelo Jeep Compass, que vendeu 4,1 mil unidades em janeiro. Ele é seguido de um outro veículo da Volkswagen, o Nivus, que ficou na quinta colocação, com 3,1 mil automóveis comercializados. A diferença entre eles é de mais de mil unidades, a maior do ranking.
Considerando as vendas gerais em janeiro, o SUV da Jeep ficou na décima posição entre os mais vendidos, enquanto o SUV cupê da VW ficou na 15º posição.
O Jeep Renegade, automóvel que um dia já foi o mais vendido em sua categoria, foi o sexto SUV mais vendido em janeiro, enquanto no ranking geral ficou em 16º lugar, após emplacar pouco mais de 3 mil unidades.
A Fiat também aparece no ranking. A montadora italiana é representada por seus dois únicos SUVs vendidos no mercado brasileiro, o Pulse, na sétima posição, e o Fastback, na nona. Os modelos emplacaram cerca de 3 mil e 2,7 mil unidades, respectivamente. Em relação ao ranking geral, eles ficaram em 17º e 20º lugares.
Por fim, o top 10 dos SUVs mais vendidos do Brasil em janeiro é completado pelo Nissan Kicks, na oitava posição, com 2,9 mil unidades vendidas e pelo Toyota Corolla Cross, em décimo, com 2,6 mil unidades.
Os 10 SUVs mais vendidos do Brasil em janeiro de 2023
- Chevrolet Tracker – 5.296
- Hyundai Creta – 4.969
- VW T-Cross – 4.454
- Jeep Compass – 4.139
- VW Nivus – 3.100
- Jeep Renegade – 3.049
- Fiat Pulse – 3.015
- Nissan Kicks – 2.984
- Fiat Fastback 2.707
- Toyota Corolla Cross – 2.604
Mês de janeiro fecha em baixa em relação a dezembro
Ainda conforme informações da Fenabrave, em janeiro de 2023 os emplacamentos de veículos de todos os segmentos apresentaram alta de 16,3% sobre o mesmo mês de 2022. Já na comparação com dezembro, houve retração de 26,8%.
Considerando apenas os automóveis e comerciais leves, o segmento registrou evolução de quase 12% sobre o mesmo mês de 2022. No entanto, no comparativo com dezembro de 2022, janeiro de 2023 finalizou em queda de 35,47%.
A categoria emplacou 130.460 automóveis no último mês, contra mais de 202 mil unidades em dezembro do último ano e 116,6 mil unidades em janeiro de 2022.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.