10 fatos sobre pneus que todo motorista deveria saber

NotíciasServiços 15 de março de 2018 Da Redação, com assessoria 0

Os pneus são os únicos pontos de contato entre o veículo e o solo. Portanto, fazer a manutenção adequada é essencial para garantir a segurança. Pensando nisso, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) elencou 10 fatos sobre pneus que todo motorista deve saber.

1 – Desgaste

Circular com pneus desgastados influencia a estabilidade do veículo e coloca em risco a segurança do motorista. Para saber se está na hora da troca, basta conferir os TWIs (Tread Wear Indicators, em Inglês), saliências com 1,6 mm de altura presentes nos sulcos. Caso o desgaste esteja próximo ou chegado a este indicador, então a substituição é necessária.

Segundo a resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veículo pode ser apreendido.

2 – Calibragem

Acalibragem deve ser feita semanalmente, sempre a frio, seguindo as orientações do manual do veículo. A baixa pressão deixa a direção mais pesada, aumenta o consumo de combustível e também o desgaste. Além disso, eles ficam mais susceptíveis a danos e rompimentos por choque em buracos.

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Aumento no consumo, maior espaço de frenagem e redução da vida útil; evite tudo isso apenas calibrando os pneus

Já quando há excesso de pressão, o desgaste é mais acentuado no centro da banda de rodagem e pode resultar na perda de estabilidade em curvas. Quando for calibrar, verifique a pressão do estepe e seu estado. Ele deve estar sempre pronto para ser usado.

3 – Excesso de peso

Os pneus foram concebidos para suportarem índices de cargas específicos para cada modelo e aplicação, inclusive considerando os projetos dos veículos onde serão instalados. O excesso de peso pode prejudicar sua estrutura. Para evitar que isso aconteça, veja quais são as recomendações do fabricante do veículo para não passar do seu limite.

4 – Alinhamento

Impactos mais fortes podem causar desalinhamento da suspensão, o que resulta em desgaste irregular e prematuro dos pneus, bem como em desalinhamento da direção. Um dos indicadores destes problemas é sentir o veículo puxando para um lado. Mesmo que isso não aconteça, o alinhamento das rodas deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados.

5 – Balanceamento

Assim como o alinhamento, o balanceamento deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados. Ele também deve ser feito caso sinta vibrações ou quando trocar o pneu.

6 – Rodízio

Com o passar do tempo, os compostos do veículo podem ter níveis diferentes de desgaste. Para compensar esse desequilíbrio, deve ser realizado o rodízio, sempre de acordo com as orientações do manual do veículo. Além de corrigir a diferença, ele também melhora a estabilidade, especialmente em curvas e frenagens.

7 – Produtos que atacam o pneu

Derivados de petróleo atacam a borracha. Por isso, não estacione sobre poças de óleo e verifique se os produtos usados nas rodas têm alguns destes elementos.

8 – Saber ler o pneu

As letras e números na lateral do pneu estão relacionados a informações sobre o próprio composto. Dados sobre carga e pressão máxima, local e data de fabricação, limite de velocidade, dimensões, tipo de construção e modelo.

9 – Escolhendo o pneu certo

Na hora da troca, consulte o manual do veículo para saber qual modelo é indicado. É possível encontrar informações sobre o tamanho e os limites de carga e velocidade para que se possa escolher o ideal.

10 – O que fazer com o pneu usado?

Um pneu usado pode ajudar o meio-ambiente. Basta deixar os compostos usados no ponto de venda quando for adquirir o novo. Dessa forma é possível destiná-los de forma ambientalmente correta. Seus materiais podem ser usados para fabricar outros itens como asfalto-borracha, pisos de quadras esportivas e de playgrounds, bem como tapetes de borracha e solas de sapatos.