10 estados brasileiros que carros elétricos e híbridos têm isenção ou desconto no IPVA

Cada estado define uma alíquota para o IPVA. O mesmo vale para a isenção de elétricos e híbridos. Veja os 10 estados brasileiros que carros elétricos e híbridos têm isenção ou desconto no IPVA

Em 10 estados brasileiros, os carros elétricos e híbridos têm isenção ou desconto no IPVA. A medida visa estimular a adoção de tecnologias menos poluentes e seus benefícios para o meio ambiente. Veja quais são no post. 

Quais estados brasileiros que carros elétricos e híbridos têm isenção e desconto no IPVA?

Distrito Federal

No coração do país, a Lei nº 7.591, de 4 de dezembro de 2024, determina a isenção total do IPVA para carros 100% elétricos e híbridos, independente do ano de fabricação ou modelo. 

A legislação já existia desde 2019 e ano passado o governador reforçou a isenção, inclusive o ressarcimento para quem pagou o tributo no período em que a nova lei estava sendo debatida. 

“Basta que o contribuinte entre com o pedido de restituição em conta corrente, ou mesmo pedir que os valores sejam compensados em outro tributo, como outro IPVA ou até mesmo o IPTU”, explica o secretário-executivo de Fazenda, Anderson Roepke. “Quem ainda não pagou, deve desconsiderar a cobrança.” 

Brasília isenta totalmente o IPVA de veículos elétricos e híbridos - Foto: Robson Quirino/ Garagem360
Brasília isenta totalmente o IPVA de veículos elétricos e híbridos – Foto: Robson Quirino/ Garagem360

Alagoas

A Lei nº 9.093, de 11 de dezembro de 2023, concede isenção total do IPVA no primeiro ano para veículos elétricos e híbridos. 

A partir do segundo ano, o imposto passa a ser cobrado com alíquotas reduzidas em comparação com os veículos a combustão. Para elétricos, a alíquota é de 0,5% no segundo ano e 1% no terceiro. 

Já os híbridos, as taxas são de 0,75% e 1,5%, respectivamente, com aumentos graduais nos anos seguintes. 

“Além disso, zerando o IPVA desses automóveis isso estimula o mercado de compra e venda dos veículos híbridos e elétricos, que é um segmento que está em grande expansão no mundo, assim como a comercialização de peças desses veículos. Isso também gera um grande estimulo no setor econômico estadual uma vez que atraem novos investidores voltados a fabricação de veículos nesse segmento”, destaca o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

Pernambuco

A alteração da Lei do IPVA, publicada em 30/09/2023, garante isenção total do IPVA para proprietários de veículos 100% elétricos. Os híbridos pagam o mesmo percentual dos veículos a combustão. 

Maranhão

O Maranhão isenta veículos 100% elétricos adquiridos em concessionárias e emplacados no estado. O mesmo vale para os híbridos, cuja alíquota é de 2,5%. 

Bahia

A Bahia isenta os veículos 100% elétricos adquiridos no estado com valor de até R$ 300 mil de nota fiscal. 

Fábrica da BYD em Camaçari Bahia - Foto: Divulgação
Fábrica da BYD em Camaçari Bahia – Foto: Divulgação

Rio Grande do Sul

O estado gaúcho também figura na lista com isenção total do IPVA para veículos elétricos. Os híbridos pagam 3% sobre o valor venal do veículo. 

Rio de Janeiro 

O estado carioca adota uma abordagem de alíquotas reduzidas para veículos eletrificados. Proprietários de 100% elétricos pagam 0,5% de IPVA, enquanto para os híbridos, a alíquota é de 1,5%. 

Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul oferece um desconto de 70% no valor do IPVA para proprietários de veículos elétricos e híbridos licenciados no estado. 

Minas Gerais

A isenção é aplicada, por ora, apenas para veículos híbridos produzidos no estado. A medida contempla apenas os modelos fabricados no Polo automotivo da Stellantis: Fiat Pulse e Fastback híbridos. 

São Paulo

A isenção em São Paulo é mais específica, valendo para híbridos com motor elétrico que atendam a critérios como potência mínima (40 kW), sistema com tensão mínima de 150 volts e valor inferior a R$ 250 mil. Além disso, esses veículos são isentos do rodízio.

Atualmente contempla apenas a linha Corolla Hybrid. 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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