10 dicas que te ajudarão a evitar acidentes no fim do ano
10 dicas que te ajudarão a evitar acidentes no fim do ano que vão além de respeitar a sinalização com a psicóloga Eliana Farias.
O fim de ano é um dos períodos que mais pessoas pegam a estrada e, com isso, o fluxo também aumenta. O elevado número de veículos transitando pode aumentar as chances de acidentes. Como ninguém quer isso, algumas dicas podem evitar acidentes neste período.
Como evitar acidentes de trânsito no fim de ano?
De acordo com a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas, Eliana Farias, a famosa frase “motorista bom dirige para si e para os outros condutores” ganha mais importância nesse período.
“Primeiramente, para lidar com o estresse inerente a essas situações, os condutores devem priorizar a paciência, planejar suas rotas com antecedência, escolher os melhores horários, respeitar os limites de velocidade, manter uma distância segura dos outros veículos e evitar manobras bruscas”, indica Farias.
Veja as dicas para evitar acidentes:
1. Faça a revisão do veículo
Segundo a especialista, é essencial assegurar que o veículo esteja em boas condições mecânicas.
Antes de pegar a estrada revise:
- motor
- óleo
- bateria
- pneus (se preciso faça o alinhamento e balanceamento)
- freios
- suspensão
Se tudo estiver ok, pé na estrada.
2. Mantenha distância do veículo da frente
Aumente a distância em caso de veículos suspeitos, como embriaguez do motorista, falta de prudência, problemas mecânicos, ou qualquer atitude diferente da direção defensiva.
3. Não provoque
Evite buzinas, fazer gestos obscenos ou qualquer outra ação que possa irritar o motorista, principalmente em suspeita de embriaguez.
4. Comunique as autoridades sobre problemas na via
Presenciou um motorista embriagado, crime ou infração de trânsito grave? Ligue para o número de emergência da cidade (190) e informe o ocorrido, assim como a localização do veículo.
5. Faça pausas regulares
Ninguém consegue dirigir por várias horas sem parar e não sentir os efeitos do cansaço. O seu destino continuará lá, independente do período que vai levar para chegar. Portanto, faça paradas periódicas para descansar e evitar a fadiga.
6. Sua mente, seu carro
“Assim como cuidamos do nosso carro antes de uma viagem longa, precisamos cuidar da nossa mente. Uma mente tranquila e focada contribui para uma direção mais segura e consciente”, ressalta Eliana.
7. Cuidado com as emoções à flor da pele
Segundo a especialista, as festas de fim de ano podem ser um período de muitas emoções, sejam elas positivas ou negativas. Independente, elas podem influenciar na sua forma de dirigir.
O ideal é tentar deixá-las de lado para manter a atenção na pista.
8. A importância da paciência
O trânsito é um local que infelizmente ainda causa tensão e estresse. Muitos imprevistos podem testar a sua paciência, mas lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição.
Respeite os limites de velocidade, as leis de trânsito e mantenha a calma.
9. Cuidados com as distrações
O aparelho celular, música alta, conversas entre outras distrações podem tirar a sua atenção da direção. Mantenha o foco na estrada.
10. Celebre a vida
Por fim, Eliana destaca que as festas de fim de ano são momentos para celebrar a vida. É hora de festejar, se encontrar com família e amigos para se distrair, mas na hora de pegar a estrada a palavra de ordem é responsabilidade.
Chegue ao seu destino com segurança para aproveitar cada instante.
Leia também:
Revisão de fim de ano – o que checar no carro
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.