Os pneus são um item de fundamental importância na segurança veicular, especialmente quando se trata do transporte de cargas. Os pneus não apenas confere maior estabilidade, desempenho e poder de frenagem ao caminhão, como também contribuem diretamente para o conforto do motorista e para a economia de combustível. Por isso, fique atento às dicas a seguir.
Confira as dicas que mantêm o seu caminhão em segurança na estrada
Com a ajuda dos especialistas da Goodyear, fabricante de pneus que atua no Brasil com duas fábricas no interior de São Paulo (uma delas destinada à recapagem para veículos pesados), trazemos dez dicas que ajudam a elevar a durabilidade dos pneus, contribuindo para a segurança de caminhoneiros e frotistas nas estradas:
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- Utilize lubrificante e ferramentas adequadas para a montagem e desmontagem dos pneus
- A utilização de derivados de petróleo não é recomendada e danifica a borracha.
- Sempre verificar o interior do pneu para certificar-se que pequenos objetos e resíduos não fiquem alojados dentro do pneu na montagem, evitando danos ao pneu e à câmara de ar.
- Utilize a câmara de ar da medida correspondente para cada tamanho de pneu;
- Não reutilize câmaras e protetores – você deve substituí-los a cada vida do pneu, evitando o uso de câmaras dilatadas ou com excesso de consertos;
- A pesagem é prática importante para verificação da carga total à qual os pneus estão submetidos em cada posição – visto que pressão correta com que os pneus devem ser calibrados é determinada pela carga incidente em cada um deles. Consulte a tabela de pressão para determinar a calibragem ideal dos pneus;
- A calibragem dos pneus deve ser verificada periodicamente no mais curto espaço de tempo possível. Deve ser feita com calibradores aferidos e sempre com os pneus frios;
- Utilize sempre as rodas recomendadas para cada tamanho de pneu. Rodas, aros e anéis devem ser periodicamente inspecionados (amassamentos, trincas, empenamentos, etc) e limpos para maior segurança, evitando danos aos pneus;
- No caso dos pneus recapados, o correto é sempre utilizá-los nos eixos de tração e eixos livre, pois a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões. A recapagem dos pneus ajuda a diminuir os custos operacionais dos caminhoneiros. A dica é procurar um reformador certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
- Na escolha dos pneus, utilize bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação.
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