10 dicas para economizar com a manutenção do seu carro (a 8 é pouco lembrada)
Tão certo como abastecer um carro é que será preciso gastar com manutenção. Desta maneira, confira dicas de como poupar grana nesse processo.
Tão certo como abastecer um carro é que, mais cedo ou mais tarde, será preciso gastar com manutenção. Desta maneira, confira dicas de como poupar grana nesse processo.
Como economizar na manutenção do carro
Tão caro como comprar um veículo novo é manter seus custos rotineiros para uma experiência tranquila.
Desta forma, a manutenção preventiva é a saída mais recomendada para quem não quer ter dor de cabeça quanto a gravidade de problemas e consequentemente os valores elevados de seus concertos.
Segundo especialistas, os cuidados diários, simples e baratos, podem ser muito eficazes para evitar danos mais complexos no automóvel e prolongar a vida útil dos componentes.
Confira dez dicas básicas de manutenção preventiva apontadas pelo superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos, Leonardo Furtado.
Oléo e filtro
Provavelmente os componentes mais importantes para o funcionamento mecânico do veículo, óleo e filtro, precisam estar em níveis recomendados de acordo com o manual do carro.
Aditivos para arrefecimento
Para esse componente, indica-se completar o reservatório dentro dos níveis indicados com compostos desmineralizados e não simplesmente água, como muita gente faz, principalmente em carros mais antigos.
Os aditivos também são importantes na proporção 50%, ou seja, 1 litro de aditivo para 1 litro de água desmineralizada;
Calibragem dos pneus
Pneus fora da sua condição ideal reduzem a estabilidade do veículo, assim como sua segurança, além de aumentar o consumo de combustível.
O indicado é que, pelo menos uma vez por mês, se calibre os pneus do carro de acordo com as medidas indicados pelo fabricante. Atente-se também as boas condições do pneu usado para estepe.
Alinhamento e balanceamento
Com impacto direto nas condições dos pneus, o alinhamento e balanceamento do veículo são necessários para uma rodagem uniforme.
Este serviço é recomendado ao realizar manutenções em partes mecânicas específicas no veículo.
Freio e fluido
Um dos quesitos que causa mais preocupação nas pessoas (e com razão), são os freios de um carro.
E para garantir que esse sistema esteja em ordem, é necessário verificar as condições dos freios, sem misturar os fluidos.
Trocar velas
Importantes para ”fortalecer” o veículo, as velas costumam durar bastante tempo (cerca de 50 mil km), mas precisam ser verificadas para aumentar a potência do carro.
Farol e lanternas
Outro ponto importante ao se dirigir é a iluminação que o veículo emite, tanto para ver como para ser visto, além de ser crucial para desviar de eventuais percalços na via.
Desta forma, é necessário conferir se não há lâmpadas queimadas no carro, assim como regular os faróis.
Filtro de ar
Um item que muita gente dá pouca atenção e que faz diferença na vida útil do veículo é o filtro de ar.
A limpeza do filtro garante ar limpo dentro do veículo e isso garante saúde, principalmente para quem costuma andar com o vidro fechado.
Limpeza do TBI
TBI, chamado por alguns de “borboleta”, é uma peça responsável pela entrada de ar no motor. Quanto mais ela abre, mais ar entra e o carro adquire mais potência, já que o que entra na câmara de combustão é uma mistura de ar e combustível.
Desta forma, a limpeza desse componente garante que o motor não receba substâncias impuras, diferente do recomendado.
Sistema de alimentação
O sistema de alimentação, que possui itens como filtro de combustível e bicos injetores, não tem custo alto de manutenção, mas com seu bom funcionamento, garantem mais autonomia ao veículo.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.