10 dicas de como gastar menos combustível ao dirigir
Confira 10 dicas práticas de como gastar menos combustível ao dirigir. Elas vão desde o modo de direção, até o tipo de combustível usado
Devido à alta no preço da gasolina e do etanol, não faltam dicas para gastar menos combustível ao dirigir. Confira algumas delas sugeridas pelo CEO da startup Carupi, Diego Fischer.
Aproveite e veja também: Estados com os maiores e menores preços da gasolina
Como para gastar menos combustível
O CEO explica que a direção econômica parte do princípio de que existe uma maneira ideal de dirigir um veículo, que demanda menor quantidade de energia para se mover, produzindo baixo desgaste mecânico e menor impacto ao meio ambiente.
“Trata-se de uma série de ações que o condutor deve conhecer e adotar para reduzir o consumo de combustível do veículo, bem como o dano às suas peças, aumentando de forma considerável a sua vida útil, além de oferecer mais segurança e poluir menos – com boas práticas de condução econômica, aliadas à manutenção correta do carro, é possível reduzir em até 35% o consumo de combustível.” Afirma Diego.
Dito isso, veja abaixo algumas atitudes que são simples e suficientes para gerar uma economia de combustível. Veja abaixo 10 dicas:
1 – Quanto mais peso, maior o consumo
Diego explica que, conforme a carga aumenta, é preciso mais força para transportá-la. Por isso, evite levar peso extra no veículo que não seja extremamente necessário. Itens como bagageiros removíveis e suportes de bicicletas devem ser instalados somente durante o uso.
2 – Ar-condicionado
Ao ligar o ar-condicionado, a potência do motor do veículo é dividida entre a rotação das rodas e o resfriamento do ar interno. Além de prejudicar a potência, o uso frequente desse recurso é responsável por até 20% do aumento do gasto de combustível.
3 – Não se arrisque na “banguela”
Além de não ser seguro, o hábito de dirigir com o câmbio em ponto-morto – principalmente em descidas – não ajuda a gastar menos combustível. Ainda, contribui para um desgaste desnecessário dos freios.
4- Mantenha o veículo o mais aerodinâmico possível
Isso resulta em menor resistência ao ar e, consequentemente, em economia de combustível. Deixar janelas e teto solar fechados e retirar o bagageiro quando não tiver uso ajudam nesse quesito.
Em altas velocidades, ligar o ar-condicionado pode gerar um gasto menor de combustível do que abrir as janelas do veículo. Se a velocidade for inferior a 60 quilômetros por hora, o melhor é abrir os vidros.
5 – Calibre os pneus com frequência
Deixar de calibrar os pneus regularmente faz com que eles fiquem mais aderentes ao chão e trabalhem como se você estivesse dirigindo com o pé no freio. Dessa forma, o motor precisa funcionar com mais força para deslocar o veículo e acaba gastando até 25% a mais em combustível.
6 – Mantenha as trocas de óleo e do filtro de ar em dia
Óleo vencido ou de má qualidade eleva não só o consumo de combustível, como o desgaste do motor, pois provoca maior aquecimento devido ao atrito. Já o filtro de ar sujo provoca a diminuição do fluxo de ar para o motor, e a central eletrônica faz a compensação injetando mais combustível. Nesse caso, o aumento de consumo pode chegar a 8%.
7 – Não deixe os dispositivos elétricos ligados sem necessidade
O aumento da corrente elétrica também eleva consideravelmente o consumo de combustível. Faróis e luzes auxiliares, limpadores de para-brisa, sistema de ventilação e outros itens elétricos devem ser usados apenas durante o período necessário.
Veja também: Como economizar ao abastecer com a alta no preço dos combustíveis
8 – Aplicativos de trânsito
Diego explica que o caminho mais curto nem sempre é o mais econômico, pois você pode se deparar com congestionamentos, ladeiras e lombadas que fazem o carro consumir mais. Aplicativos que monitoram o trânsito em tempo real até podem indicar um trajeto mais longo. Mas, certamente, será uma rota que permite velocidade constante, o que é mais econômico em termos de gasto de combustível.
9 – Aplicativos de consumo
Eles monitoram o consumo e a distância percorrida, calculam o tempo do próximo abastecimento, dão alertas de calibragem de pneus, guardam o histórico do maior e menor consumo, entre outras funcionalidades. A maioria deles é gratuito.
10 – Abasteça com o combustível indicado no manual
Outra dica para gastar menos foca no abastecimento. Os combustíveis “premium” podem não exercer nenhuma influência no desempenho do carro. Use apenas quando forem indicados no manual do veículo: do contrário, você só irá gastar dinheiro, sem obter retorno.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.