10 anos de inovação e tecnologia nos carros da Peugeot

Há pouco mais de 10 anos, a Peugeot trouxe ao mercado o i-Cockpit, um novo design do painel que modificou a posição de condução. Mais do que um elemento de inovação e tecnologia, a nova arquitetura passou a ser adotada em toda a linha, ultrapassando as 10 milhões de unidades.

i-Cockpit
i-Cockpit da Peugeot é exemplo de inovação tecnologia (Foto: Divulgação)

10 anos do i-Cockpit da Peugeot 

O i-Cockpit veio como um divisor de águas da marca francesa, que usou um modelo conceito para isso. O  Peugeot 208 veio como um substituto do 207 e logo se posicionou como um compacto premium. E foi justamente o i-Cockpit o responsável pelo sucesso.

A ideia da marca foi de agregar à direção três elementos no painel:

VEJA TAMBÉM

  • Um volante compacto para uma melhor sensação de condução e manuseamento.
  • Um display elevado que permite ao motorista visualizar todas as informações relacionadas à direção enquanto mantém os olhos na estrada.
  • Uma grande multimídia touchscreen, de fácil acesso e visualização, que permite ao condutor gerir as principais funções do automóvel.

História

A história do que passou a ser uma assinatura da marca foi iniciada em 2010. Na ocasião o conceito do novo painel foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra equipado em coupé-cabriolet e outros recursos que a Peugeot estava desenvolvendo. 

Nesta época, a montadora queria desenvolver novos atributos para melhorar a experiência do condutor, aumentando sua segurança e ergonomia

Um grupo de designers liderados por Gilles Vidal uniu forças e logo pensaram em soluções como a redução no tamanho do volante, só que havia um problema: as informações do velocímetro eram lidas pelo vão do volante, o que poderia ser uma distração.

Os designers pensaram em elevar os marcadores, em uma posição de melhor leitura das informações, já que agora estavam ao nível dos olhos. Essa nova posição do display, alinhada ao volante, criou um sistema até então inédito, principalmente com a tela touch adicionada ao lado. 

Essa inovação tornou o acompanhamento de informações importantes e os controles mais simples, fundamental para melhorar a experiência da condução. Além disso, proporcionou mais prazer de dirigir e aumentou a segurança, uma vez que o volante menor, aumenta a velocidade das reações e o painel mais próximo dos olhos reduz a possibilidade de distrações. 

E a marca não parou por aí e o i-Cockpit permanece em constante evolução. A segunda versão foi apresentada em 2016 no 3008 e 5008. Em 2022 veio o novo sistema de informação e entretenimento i-Connect e a tela customizável i-Toggles.

A Peugeot confirma o lançamento do 3008 elétrico e outros quatro modelos 0 emissão de carbono. Híbridos também serão lançados
Carros da Peugeot (Foto: Divulgação/Peugeot)

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar