10 anos de Hyundai no Brasil: veja algumas atualizações na linha de montagem da fábrica em SP

A fábrica da Hyundai no Brasil, situada na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, recebe atualizações com a chegada do HB20 2023.

O Novo HB20 2023 é produzido na fábrica da Hyundai no Brasil, mais especificamente em Piracicaba, interior de São Paulo. Com a introdução da nova linha do hatch, a marca incorporou a adoção de novas tecnologias na fábrica; veja algumas delas.

A fábrica da Hyundai no Brasil, situada na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, recebe atualizações com a chegada do HB20 2023 (Foto: Divulgação)

Fábrica da Hyundai no Brasil recebe atualizações

A Hyundai chegou ao mercado brasileiro em novembro de 2012, e agora, quase dez anos depois,  incorpora novidades na fábrica de Piracicaba para a produção do novo Hyundai HB20 que acaba de chegar à linha 2023. Dentre os destaques estão os robôs colaborativos, que são aqueles que podem trabalhar juntamente a humanos na linha de produção.

Este recurso eleva a produtividade, a eficiência e a qualidade do que é produzido, uma vez que combina a precisão dos equipamentos computadorizados com o olhar analítico dos profissionais envolvidos na montagem dos veículos.

Sistemas de captação de imagens automatizadas também foram adotadas para prevenir imperfeições nas principais etapas da produção. Para a produção de ferramentas que manuseiam algumas peças do carro, como a aplicação das logomarcas no porta-malas, impressoras 3D foram adquiridas para otimização dos recursos de chão de fábrica.

“Estamos trabalhando para trazer ferramentas ainda pouco exploradas no mercado para nossa fábrica em Piracicaba. A Hyundai tem a cultura da inovação em seus carros e não é diferente com os processos que antecedem o produto final.” Comenta Marcos Oliveira, vice-presidente de Produção da Hyundai Motor Brasil e Américas Central e do Sul.

Ele também ressalta que desde os projetos que reduzem o impacto do processo produtivo no meio ambiente, até ferramentas que potencializam a capacidade produtiva da fábrica, a operação é planejada e executada com foco na flexibilidade para atender as demandas de mercado.

A automação de processos também é destaque da planta piracicabana. A montadora trabalha com monitoramento em tempo real de todas as peças de cada linha e abastecimento imediato nas posições necessárias. A interligação de sistemas ocorre entre produção, estoque e fornecedores para que a produção mantenha ritmo constante.

Processos foram automatizados (Foto: Divulgação)

Uso de recursos naturais dispensa determinadas etapas no processo de pintura

As inovações da fábrica também abrangem o uso dos recursos naturais. No setor de Pintura, por exemplo, com a adoção de tintas à base de água, que permitem a aplicação do primer antes da secagem completa, foi possível se eliminar uma etapa de estufa, que resulta em importante redução do consumo de energia elétrica.

Consequentemente, nas etapas de lavagem, um dos tanques também pôde ser dispensado. Apenas no ano de 2021, a Hyundai calcula ter economizado o equivalente a R$ 500 mil em consumo de água.

Atualmente a fábrica da Hyundai em Piracicaba conta com 2800 funcionários, em todas as etapas de produção. Para a produção do Novo HB20, a montadora estima ter sido realizado um investimento total de R$ 200 milhões, incluindo novas ferramentas, peças, fornecedores, melhorias, adaptações e novos processos.

Empresa conta com 2,8 mil funcionários (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile