10, 20 ou 30 anos: quanto dura um carro a combustão vs um carro elétrico usando todo dia?

Quanto dura um carro a combustão vs um carro elétrico usando todo dia? Veja o que diz estudo sobre a longevidade dos eletrificidados.

A durabilidade de um carro, seja ele 0 km ou usado, é uma preocupação comum para os motoristas. Com a crescente popularidade dos carros elétricos, surge também a dúvida sobre sua longevidade em comparação aos carros a combustão. 

Para deixar os proprietários mais tranquilos, um estudo recente provou que a vida útil dos elétricos é igual ou até superior, em alguns casos, do que os veículos a gasolina, por exemplo.

Quanto tempo dura um carro a combustão vs um carro elétrico usando todo dia?

A pesquisa foi feita em parceria por pesquisadores da Universidade de Birmingham, da London School of Economics and Political Science (LSE), da Universidade da Califórnia em San Diego e da Universidade de Berna, na Suíça.

Publicada na Nature Energy,  o estudo analisou cerca de 300 milhões de testes do Ministério dos Transportes do Reino Unido (MOT) entre 2005 e 2022. 

O objetivo era mapear a “saúde” dos veículos nas estradas britânicas e estimar sua longevidade, de modo a fornecer uma análise abrangente das taxas de sobrevivência para diferentes sistemas de fornecimento de energia. 

Os resultados indicam que os carros elétricos mais recentes, como os modelos Tesla Model 3 e Volkswagen ID.3, apresentam uma vida útil média de 18,4 anos e podem percorrer 124.000 milhas (aproximadamente 200.000 km), superando em alguns carros os carros a gasolina em quilometragem. 

Carros elétricos podem ter vida útil igual dos carros a combustão -Tesla Model 3 - Foto: Divulgação
Carros elétricos podem ter vida útil igual dos carros a combustão -Tesla Model 3 – Foto: Divulgação

“Os EVs oferecem benefícios ambientais significativos, especialmente à medida que a Europa muda para uma mistura de energia mais renovável. 

Apesar das maiores emissões iniciais da produção, um veículo elétrico de longa duração pode compensar rapidamente sua pegada de carbono, contribuindo para a luta contra as mudanças climáticas – tornando-os uma opção mais sustentável a longo prazo”, ressalta Robert Elliott, Professor de Economia – Universidade de Birmingham

Menor chance de falha

A pesquisa revelou também que os EVs demonstraram uma melhoria rápida em confiabilidade, com uma probabilidade 12% menor de falha mecânica por ano, superando os 7% dos veículos a gasolina e 2% para veículos a diesel.

Essa evolução é fundamental para a alta da satisfação dos proprietários de carros elétricos. De acordo com a pesquisa, mais de 92% dos entrevistados não voltariam a comprar carros a combustão. 

A tendência ainda sugere que os EVs, além de igualarem a vida útil dos carros a combustão, podem superar essa marca nos próximos anos. 

Eai, o que achou? Um carro elétrico pode mesmo durar tanto quanto um a combustão? Responda nos comentários!

Leia também:  Por essa você não esperava: situação inusitada é registrada entre Fiat Uno e um carro da Tesla

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA