1, 2, 3 SUVs tão bons que deveriam vender mais (explicamos o motivo)

O mercado de SUVs no Brasil está em alta, com diversos modelos disputando a preferência dos consumidores. No entanto, temos pelo menos 3 SUVs tão bons que deveriam vender mais. 

Seja pelo preço, chegada recente ao mercado ou outro motivo, esses modelos não vendem tanto quanto os melhores posicionados entre os mais vendidos. 

O Mitsubishi Eclipse Cross é um dos SUVs que deveria vender mais - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
O Mitsubishi Eclipse Cross é um dos SUVs que deveria vender mais – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Quais SUVs que deveriam vender mais?

Mitsubishi Eclipse Cross, do Chery Tiggo 8 e do Honda ZR-V, que, mesmo com qualidades, ainda não conquistaram o coração do público brasileiro.

Mitsubishi Eclipse Cross 

O Eclipse Cross tem alguns motivos para não estar entre os mais vendidos. Primeiro o preço de R$ 169.990, que é quase o mesmo do Jeep Compass (R$ 179.990) e ainda mais caro do que o Corolla Cross (R$ 162.490). 

Com um valor que o coloca em concorrência direta com modelos já consolidados no mercado, fica difícil pro SUV da Mitsubishi. Além disso, ele perde no quesito espaço, apesar de ter um design bem atraente. 

Além disso, outra coisa pesa para o modelo: o fato de ser um Eclipse. Muitos consumidores são saudosistas dos anos 90 e o Eclipse da época era um esportivo e não um SUV. Ter dado a ele este nome acaba dividindo a opinião do público. Teve gente que gostou e teve quem odiou. 

O resultado: apenas 1.768 unidades vendidas nos três primeiros meses do ano, o que lhe rendeu a 43ª posição no ranking da Fenabrave.

Chery Tiggo 8

Não adiantou ficar mais barato. O Chery Tiggo 8 chegou a custar R$ 209 mil e hoje pode ser seu por R$ 179.990. 

Chery Tiggo 8 - Foto: Divulgação
Chery Tiggo 8 – Foto: Divulgação

 

Apesar de ser um SUV completo, com um design moderno e bom desempenho, o carro ainda enfrenta dificuldades com a concorrência em seu segmento. 

O motivo pode ser uma certa desconfiança do público com a marca. Mesmo sendo maior, com 7 lugares, o consumidor ainda não está familiarizado e prefere pagar o mesmo em um carro menor e com menos recursos pelo mesmo preço. 

Por isso, o Tiggo 8, mesmo sendo um excelente veículo, só vendeu 2.296 unidades de janeiro a março. A título de comparação, o SUV mais vendido do país no ano, o Hyundai Creta emplacou 13.600 unidades no mesmo período. 

Honda ZR-V

Talvez o problema do Honda ZR-V seja mesmo o preço. O SUV da Honda custa a partir de R$ 214.990. Esse valor o coloca em um nicho de mercado ainda menor, em que ele compete até com modelos premium como o BMW X1 e Audi Q3.

Honda ZR-V - Foto: Divulgação
Honda ZR-V – Foto: Divulgação

Ocorre que por algumas dezenas a mais, você leva um desses dois para casa e eles oferecem mais recursos que o ZR-V.

E como ele se posiciona como um SUV premium (pelo menos no preço), mas não oferece o mesmo nível de luxo e refinamento, ele pode perder mercado sim. 

Além disso, tem o fato de ser um veículo relativamente novo no mercado brasileiro. O que significa que muitos consumidores ainda não o conhecem bem. Outros preferem esperar pelo feedback dos primeiros compradores. 

No final, você tem um carro com grande expectativa de mercado, mas que não vende tanto. Foram 1.405 unidades de janeiro a março que lhe renderam a 45ª posição no ranking de vendas da Fenabrave.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar