1, 2, 3 e 4 dicas essenciais para quem vai pegar a estrada no feriadão
1, 2, 3 e 4 dicas essenciais para quem vai pegar a estrada no feriadão. Veja as dicas da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).
Novembro tem pelo menos dois feriados prolongados, um período ideal para descansar e viajar. Mas quem vai pegar a estrada não pode só abastecer e tchau. É preciso seguir alguns cuidados para garantir uma viagem segura e tranquila.
Quais dicas para pegar a estrada no feriadão?
Para garantir a diversão de todos, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) trouxe 4 dicas que vão manter o seu passeio seguro:
1. Cuidado com os pneus
Pneus desgastados precisam ser trocados antes de qualquer viagem. Segundo a ANIP, o limite legal para se trafegar com um pneu é de 1,6 milímetro.
“Para testar se estão desgastados ou não, basta encaixar uma moeda de R$ 1 em um dos sulcos no centro da banda de rodagem, identificada como a parte mais grossa do pneu. Quanto mais fundo a moeda for, melhor será a condição dos pneus. Caso consiga ver toda sua parte dourada, está na hora de substituir os produtos”, ressalta a entidade.
Além disso, faça o alinhamento e balanceamento, rodízio de pneus e mantenha a calibragem conforme a recomendação do fabricante. E não esqueça do estepe, que precisa estar em boas condições de uso e calibrado corretamente.
2. Cuidado com as rodas
As rodas também precisam de atenção e não podem estar amassadas ou com qualquer outra avaria. Rodas em más condições influenciam no balanceamento dos veículos, aumentam a vibração e aceleram o desgaste dos pneus.
Antes de viajar ou no cotidiano, observe as condições das rodas. Se notar alguma anormalidade, procure auxílio especializado e realize o reparo ou a troca da peça imediatamente.
3. Evite a aquaplanagem
Final de ano as chuvas fortes são comuns e possivelmente você vai encarar se pegar a estrada por longos períodos de tempo.
“Para evitar os riscos de aquaplanagem durante a viagem, verifique o estado de conservação dos pneus regularmente, por meio do indicador TWI, calibre-os semanalmente pela manhã e não ultrapasse a velocidade indicada nas vias”, ressalta a ANIP.
4. Sinalização e iluminação
Para não ficar no meio da estrada não basta verificar as condições do motor. Portanto, cheque todas as luzes do veículo antes de sair de casa.
Faróis, lanternas, luz da placa, seta e luzes de freios precisam estar em perfeitas condições de funcionamento. Se encontrar alguma queimada ou em mal funcionamento, procure um serviço especializado para reparo do problema.
No mais, boa viagem e dirija com responsabilidade!
Eai, vai viajar no feriado? Conte para nós o seu destino nos comentários.
Leia também:
Agora é possível agendar a revisão do seu carro de maneira fácil pelo celular
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.