1, 2, 3 e 4 cuidados essenciais com item automotivo que muitos motoristas deixam de lado

1, 2, 3 e 4 cuidados essenciais com item automotivo que muitos motoristas deixam de lado. Saiba qual é este item no post.

A chuva, a poeira e outros agentes externos podem comprometer a visibilidade durante a direção, colocando em risco a segurança de todos os usuários da via. Por isso, um item que muitos motoristas deixam de lado, o limpador de para-brisas, precisa estar em perfeitas condições.

Muitos motoristas subestimam a importância do limpador de para-brisa e acabam cometendo erros que podem comprometer a segurança. Entenda mais no post.

Quais os cuidados essenciais com o limpador de para-brisa?

Para ajudar nos cuidados, chamamos a Motul, especialista em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, que separou 4 dicas essenciais para manter o componente funcionando com perfeição. 

1- Limpeza regular do para-brisa

A limpeza regular do para-brisa vai garantir a boa visibilidade e nem sempre só o limpador vai dar conta do recado. Daí a necessidade de utilizar um produto capaz de remover a sujeira e a gordura, tanto na parte externa quanto interna. 

O Motul Glass Clean é um deles, mas há outros no mercado tão eficientes quanto. O processo de limpeza também é simples: basta aplicar o produto conforme manda o fabricante e finalizar com um pano de microfibra. 

Veja os cuidados essenciais com o limpador de para-brisa - Foto: Freepik
Veja os cuidados essenciais com o limpador de para-brisa – Foto: Freepik

2- Inspeção frequente das palhetas

Infelizmente só damos atenção às palhetas no período de chuvas, o que é um erro. O ideal é sempre verificar e testar para avaliar se há sinais de desgaste, como rachaduras ou ressecamento. 

Se encontrar algo de anormal, substitua imediatamente ou compre uma e deixe guardado no porta-malas para que ela não deteriore antes de você precisar usar. Chegou a chuva, substitua a antiga pela nova. 

3- Troca das palhetas

Substitua as palhetas a cada seis meses a um ano, dependendo da frequência de uso e condições climáticas. Em regiões que chovem muito, você precisa estar sempre em alerta.

Palhetas desgastadas podem causar riscos no para-brisa, reduzir a eficiência da limpeza e gerar ruídos desagradáveis durante o funcionamento. 

Troque as palhetas a cada 6 meses a um ano - Foto: Freepik
Troque as palhetas a cada 6 meses a um ano – Foto: Freepik

4- Limpeza das palhetas

Enquanto as palhetas não perdem sua função, você pode fazer a manutenção de forma simples, mas eficaz. Para isso, use um pano úmido para retirar o acúmulo de sujeira e prolongar sua eficiência.

“O uso de produtos apropriados, como o Motul Glass Clean, melhora a visibilidade e aumenta a durabilidade do limpador de para-brisa”, afirma Danilo Silva, engenheiro de aplicações da Motul. “Sua fórmula é especialmente desenvolvida para remover resíduos de maneira eficaz, garantindo um campo de visão nítido e seguro.”

Ele ressalta que as palhetas de limpador de para-brisa desgastadas podem causar uma série de problemas, como visibilidade reduzida devido ao acúmulo de sujeira e resíduos que comprometem a segurança na direção, assim como danos ao pára-brisa, que podem até ser permanentes.

Como estão as palhetas do seu carro? Conte para quando foi a última vez que trocou.

Leia também: 

5 itens para você adquirir para sua garagem antes de 2025

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA