1, 2, 3 componentes críticos para levar em conta na manutenção da sua motocicleta

Tem motocicleta? Veja quais os componentes críticos para levar em conta na manutenção da sua motocicleta.

A manutenção da sua motocicleta não pode ficar em segundo plano, principalmente se você é um motociclista profissional que trabalha o transporte pessoal e entregas diariamente. Portanto, é preciso se antecipar para não perder a “fonte de renda” por longos períodos. 

O que levar em conta na manutenção da sua motocicleta? - Foto: Freepik
O que levar em conta na manutenção da sua motocicleta? – Foto: Freepik

 

O que levar em conta na manutenção da sua motocicleta?

Geralmente, esses profissionais percorrem longas distâncias ou trajetos curtos. Esse é um contexto em que alguns componentes se desgastam com maior rapidez que outros. 

A Niterra, proprietária da marca NGK, destaca três componentes mais suscetíveis a problemas devido ao uso intenso da motocicleta e como preveni-los.

1- Velas de ignição

As velas de ignição são responsáveis por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura ar/combustível, auxiliando no movimento do pistão para o motor funcionar. 

Para seu uso adequado, as velas precisam ser inspecionadas e substituídas conforme o plano de manutenção, com a quilometragem reduzida em caso de uso severo. 

“O desgaste excessivo das velas não apenas aumenta o consumo de combustível, mas também dificulta a partida e pode danificar outros componentes, como CDI e bobina, resultando em custos de reparo mais elevados”, destaca a Niterra.

2- Terminais supressivos

Os terminais supressivos conduzem a corrente elétrica do transformador até a vela de ignição. A recomendação aqui é a troca a cada três anos para evitar falhas, principalmente em condições de chuva. Os terminais costumam ficar ressecados com o tempo, danificando as borrachas de vedação. 

3- Componentes de injeção/carburação

Ao verificar os componentes da injeção e carburação com frequência você evita problemas causados pelo envelhecimento do combustível 

Esse é um ponto que todos os motociclistas devem prestar atenção, independente do uso da moto. 

“Aqueles que usam a motocicleta esporadicamente precisam estar atentos a esses problemas, pois a falta de uso também pode ser considerada um uso severo devido ao envelhecimento do combustível, que afeta negativamente o sistema de carburação ou injeção da motocicleta”, alerta a Niterra. 

Motociclistas profissionais precisam dar ainda mais atenção devido o uso severo da moto - Foto: Freepik
Motociclistas profissionais precisam dar ainda mais atenção devido o uso severo da moto – Foto: Freepik

Leia também:

As 4 melhores motos para trabalhar como entregador do ifood em 2024.

Cuidados especiais com o uso severo

“Sinais de problemas no motor incluem ruídos anormais, desempenho irregular, fumaça excessiva e vibrações intensas”

“Qualquer alteração nos ruídos do motor deve ser investigada, pois pode indicar um problema. O desempenho irregular, como dificuldade em aceleração, falta de desempenho ou manter a velocidade constante em rodovias, são outros sinais de alerta”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.  

Hiromori alerta também para a fumaça excessiva, que pode indicar falhas graves no motor, a exemplo de desgastes internos. Além dela, vibrações intensas ou ruído além do normal indicam desgaste ou danos nos componentes.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA