1, 2, 3… 9 mitos e verdades sobre os pneus que você talvez não saiba

Certamente você já ouviu boatos dos mais variados a respeito de componentes do carro, como os pneus. Confira 9 mitos sobre esse item!

Se você se interessa minimamente pelo universo automotivo, certamente já ouviu boatos dos mais variados a respeito de componentes do carro, como os pneus. Confira 9 mitos sobre esse item! 

Foto: Freepik

Mitos sobre os pneus

Já ouviu aquela frase: ‘’uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade’’? Pois bem essa frase de Joseph Goebbels, resume bem o que o universo automotivo evidencia com boas sobre os pneus e outros componentes. 

A famosa frase do ministro da propaganda Nazista pode ser utilizada para um dos itens mais importantes de um veículo, que corriqueiramente é alvo de ‘’conhecedores’’, que na verdade, não sabem o que falam. 

Como vivemos em um país caloroso, que tem a comunicação enraizada na forma de socialização, alguns desses falsos preceitos podem ter passado pelo nosso crivo e se tornado verdade aos nossos olhos.

Assim, confira 9 mitos, e também verdades, sobre os pneus automotivos em suas utilizações diárias. 

Pneus são itens cruciais, sobretudo em asfaltos distintos (Foto: Divulgação)

Validade dos pneus

Há quem defenda que os pneus possuem um prazo de validade. Porém, não há uma definição cravada sobre isso. 

Para chegar à conclusão sobre a vida útil de um pneu, deve-se levar em conta fatores como o uso e o desgaste principalmente. 

Pneus carecas são melhores

Sim, tem gente que defende a ideia absurda de que os pneus carecas possuem mais aderência. 

Não acredite nisso, já que no dia a dia, um pneu desgastado pode resultar em acidentes, sobretudo se a pista estiver molhada. 

Os pneus são um dos principais componentes responsáveis pela segurança do veículo. Analise se seus sulcos estão profundos. 

Pneus novos na frente

Não é raro, proprietários de carros optarem por colocar os pneus mais conservados na frente, deixando-os mais desgastados para a traseira. 

Isso na verdade é um mito, já que o ideal é colocar os melhores pneus na traseira para uma melhor estabilidade e controle. 

Foto: Pixabay

Macarrão no pneu

O uso do macarrão para remendo dos pneus é uma prática comum para quem busca economizar e resolver logo um pneu furado. 

Porém, é preciso tomar cuidado com essa ação, já que o macarrão pode não adiantar, gerar novos vazamento e resultar no estouro do pneu. 

Calibragem do pneu

Há quem utilize o ‘’humor’’ e suposto conhecimento como delimitador das libras corretas para calibrar os pneus. 

A melhor opção é sempre levar em conta o que está descrito no manual do fabricante do veículo, onde estão as informações corretas para calibragem. 

Foto: Freepik

‘’Direção uniforme não danifica os pneus’’

Seguindo a linha de ‘’conhecimentos de fonte duvidosa’’, alguns motoristas alegam que por dirigirem de forma regular e linear, os pneus não se deterioram como em outros casos. 

Errado! Principalmente se a condução for linear, mas em velocidades altas.

Não adianta dirigir sempre rápido, pois os desgastes nos pneus ocorrem da mesma forma, inclusive, até mais rápidos. 

Uso de qualquer pneu que caiba

Essa é uma das noções mais perigosas acerca dos pneus, uma vez que esse item montado de forma equivocada pode ocasionar em acidentes graves. 

Dessa forma, os pneus precisam ser instalados de acordo com a descrição do manual do veículo, que classifica o tipo exato de pneu. 

Pneus com baixa resistência ao rolamento

Na verdade, pneus com baixa resistência ao rolamento não interferem nas distâncias de frenagens com alguns replicam.

Atualmente, para que os pneus tenham menor resistência ao rolamento, não existe relação com a capacidade de frenagem.

Foto: Freepik

Análise a olho nu

Há quem se diga tão experiente, que uma simples analisada sobre o pneu e a suspensão já é o suficiente para dar o veredito sobre as condições dos componentes. 

Pois bem, obviamente existem profissionais automotivos extremamente capacitados que podem ajudar e muito com seus conhecimentos e intuições, porém, o ideal é sempre realizar uma manutenção regular. 

Nela, pneus e suspensão serão verificados com cuidado e de perto, para  garantir a segurança e o desempenho do veículo. 

Lembre-se que um veículo é uma engrenagem, então existem muitos componentes quase impossíveis de serem avaliados numa simples impressão.

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Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

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