Foto: Freeimages
Revisão pós-férias não deve ser esquecida Revisão pós-férias não deve ser esquecida

Antes de voltar à rotina, veículo precisa passar por uma nova inspeção

As férias acabaram, e agora é hora de voltar à velha rotina. Antes disso, no entanto, é importante que o veículo passe por uma nova inspeção, a fim de checar se está tudo em ordem ou se ele precisa de algum reparo após enfrentar horas de estradas esburacadas e desniveladas, barro, poeira e areia.

Fazer o alinhamento e o balanceamento é o primeiro passo. Fora isso, mesmo que o automóvel tenha recebido novos pneus antes da viagem, os longos percursos e o excesso de peso em seu interior podem tê-los desgastados, então é indicado calibrar e realizar uma rigorosa verificação – caso eles estejam abaixo do TWI (indicador de desgaste padrão com 1,6 mm), deve-se promover uma nova troca.

Segundo Bruno Garfinkel, diretor da Porto Seguro Auto, outros itens que precisam de atenção na volta das férias são os níveis do óleo e do fluído de freio. Também deve-se checar a água do radiador, pois, tanto para a rodagem na estrada quanto na cidade – e para evitar o superaquecimento do motor -, é fundamental que o sistema de arrefecimento esteja em dia.

Praia ou campo

Se a viagem foi para a praia, é preciso saber que a areia pode ter grudado nos amortecedores, nas borrachas e no sistema de freio, provocando a oxidação de algumas peças. “E se ela penetrou no motor, é possível que tenha ocorrido a contaminação do óleo ou da graxa, utilizados na lubrificação”, afirma o especialista.

Atenção também tem de ser dada aos carros que trafegaram por locais cheios de barro, lama e poeira, isso porque, normalmente, esses elementos fixam-se na carroceria e dificultam a visualização de defeitos, como vazamentos. “Em alguns casos, o barro acumulado prova ruídos na suspensão e vibrações nas rodas”, comenta Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal

Foto: Reprodução
Na volta para casa, motorista deve inspecionar o estado dos pneus, inclusive do estepe

Os carros que trafegaram por terrenos irregulares e subidas e descidas de serra ou que passaram por longos congestionamentos precisam de ainda mais cuidados. Nestas situações é comum ocorrer danos à estrutura, ao motor, aos pneus e aos sistemas de arrefecimento e freio.

Além disso, vale analisar os filtros de óleo, ar e combustível, as buchas, os coxins, a direção, o sistema de iluminação e os equipamentos de segurança obrigatórios, a fim de certificar-se de que nada foi danificado durante os passeios.

Limpeza

Por fim, após um longo período de descanso,  também é sugerido que o carro passe por uma boa limpeza, inclusive na parte interna. Desta forma, todas as impurezas e sujeiras serão eliminadas. Quem quiser gastar um pouco mais e deixar a pintura com aspecto de nova, ainda pode fazer tratamentos como polimento e cristalização. E é importante salientar que a lavagem do motor só deve ser feita por pessoal especializado. Caso contrário, a água pode penetrar nos conectores e queimar o sistema de ignição ou o módulo de injeção.